Entre o saber e o poder

Contribuições teóricas a uma educação libertadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2763-5929.2023.1.43313

Palavras-chave:

saber, poder, espaço escolar, Michel Foucault, Paulo Freire

Resumo

A proposta desta investigação bibliográfica é identificar em algumas das principais obras dos teóricos Michel Foucault e Paulo Freire, aproximações em suas linhas de pensamento no que se refere aos conceitos de saber e poder, utilizando-se do modelo de educação brasileira como objeto de questão. A inquietação foi levantada ao ser observado pelo pesquisador um conflito de ideias ao teorizarmos uma educação crítica e dialógica, no sentido de Freire, mas que pratica a disciplina e a penalização, no sentido de Foucault; que diz defender a igualdade, a justiça e a democracia, no sentido de Freire, mas possui um ensino dual, classificatório e excludente, no sentido de Foucault. As leituras nos possibilitaram apresentar contribuições teóricas de ambos os autores ao denunciarem a necessidade de ser romper as relações de poder no espaço escolar, incentivando a busca de uma educação como prática da liberdade. Chegamos à conclusão que é uma discussão corajosa problematizar o discurso de Foucault na perspectiva da educação libertadora de Paulo Freire, pois nos aproximamos, infelizmente, do debate de uma evolução insignificante na história da educação brasileira, mas, por outro lado, nos ajuda a pensar, desvelar e reinventar o espaço social na perspectiva da luta e da resistência às práticas de dominação escolar. 

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Biografia do Autor

Pedro Bruno Lima Pereira, Colégio Marista Sagrado Coração (CMSC), Fortaleza, CE, Brasil.

Mestre em Ciências Sociais e Humanas pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduado no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) e licenciado em Pedagogia pela mesma universidade. Especialista pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), em Docência no Ensino Superior e em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas. Professor do Colégio Marista Sagrado Coração, unidade social localizada em Fortaleza, CE, Brasil. 

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Publicado

2023-01-12

Como Citar

Pereira, P. B. L. (2023). Entre o saber e o poder: Contribuições teóricas a uma educação libertadora. Caderno Marista De Educação, 14, e43313. https://doi.org/10.15448/2763-5929.2023.1.43313

Edição

Seção

Artigos