Sessão astronômica e EJA
Observação em tempo real das crateras da Lua captadas por telescópio acoplado a smartphone
DOI:
https://doi.org/10.15448/2763-5929.2021.1.40795Palavras-chave:
Crateras da Lua, Telescópio, Transmissão ao vivoResumo
O evento aqui descrito teve por objetivo proporcionar uma aula diferente aos estudantes desta unidade marista, por meio de uma transmissão ao vivo para observação astronômica das crateras da Lua, captadas por um telescópio. A relativa acessibilidade do público escolar em questão aos meios das redes sociais (Facebook, neste caso) mostrou-se um aliado potencial como ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Dentre as interações – aproximadamente 500 comentários – foi possível estabelecer um diálogo produtivo com os estudantes, que durou 60 minutos. Foram contextualizados diferentes campos da física, como a cinemática, ondulatória e óptica, aos principais conceitos da astronomia. O interesse, por parte do público que acompanhou a transmissão foi notável, e as mais de 2.300 visualizações sugerem que se trata de uma área do conhecimento que instiga a curiosidade da comunidade escolar em geral.
Downloads
Referências
COMINS, Neil F; KAUFMANN III, William J. Descobrindo o universo. 8. ed. Tradução técnica de Eduardo Neto Ferreira. Porto Alegre: Bookman, 2010.
HEWITT, Paul G. Física Conceitual. 9. ed. Tradução de Trieste Freire Ricci e Maria Helena Gravina. Porto Alegre: Bookman, 2002.
HORVATH, J. E. O ABCD da Astronomia e Astrofísica. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2008.
OLIVEIRA FILHO, Kepler de Souza; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira. Astronomia e Astrofísica. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2004.
UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a Educação Básica / União Marista do Brasil. Brasília: União Marista do Brasil, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Caderno Marista de Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.