Sessão astronômica e EJA

Observação em tempo real das crateras da Lua captadas por telescópio acoplado a smartphone

Palavras-chave: Crateras da Lua, Telescópio, Transmissão ao vivo

Resumo

O evento aqui descrito teve por objetivo proporcionar uma aula diferente aos estudantes desta unidade marista, por meio de uma transmissão ao vivo para observação astronômica das crateras da Lua, captadas por um telescópio. A relativa acessibilidade do público escolar em questão aos meios das redes sociais (Facebook, neste caso) mostrou-se um aliado potencial como ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Dentre as interações – aproximadamente 500 comentários – foi possível estabelecer um diálogo produtivo com os estudantes, que durou 60 minutos. Foram contextualizados diferentes campos da física, como a cinemática, ondulatória e óptica, aos principais conceitos da astronomia. O interesse, por parte do público que acompanhou a transmissão foi notável, e as mais de 2.300 visualizações sugerem que se trata de uma área do conhecimento que instiga a curiosidade da comunidade escolar em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Lau da Costa, Colégio Marista São Marcelino Champagnat EJA, Novo Hamburgo, RS, Brasil.

Graduado em Física, licenciatura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo, RS, Brasil. Professor do Colégio Marista São Marcelino Champagnat, em Novo Hamburgo, RS, Brasil.

Referências

COMINS, Neil F; KAUFMANN III, William J. Descobrindo o universo. 8. ed. Tradução técnica de Eduardo Neto Ferreira. Porto Alegre: Bookman, 2010.

HEWITT, Paul G. Física Conceitual. 9. ed. Tradução de Trieste Freire Ricci e Maria Helena Gravina. Porto Alegre: Bookman, 2002.

HORVATH, J. E. O ABCD da Astronomia e Astrofísica. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2008.

OLIVEIRA FILHO, Kepler de Souza; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira. Astronomia e Astrofísica. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2004.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a Educação Básica / União Marista do Brasil. Brasília: União Marista do Brasil, 2010.

Publicado
2021-12-14
Como Citar
Costa, A. L. da. (2021). Sessão astronômica e EJA: Observação em tempo real das crateras da Lua captadas por telescópio acoplado a smartphone. Caderno Marista De Educação, 12(1), e40795. https://doi.org/10.15448/2763-5929.2021.1.40795
Seção
Relatos de Experiência