Construção coletiva

Experiência da escrita colaborativa de um guia no Serviço de Coordenação de Turno

Palavras-chave: Escuta atenta, Escrita colaborativa, Diálogo, Pertencimento

Resumo

O presente relato de experiência busca apresentar o processo de criação de um guia básico de orientações aos assistentes de convivência do Colégio Marista Ipanema. Expõe-se a problemática parte da busca por uma padronização das ações dos educadores diante das situações de um cotidiano escolar, bem como da busca por uma melhor acolhida do colaborador que chega na instituição. A construção do documento partiu de uma escrita colaborativa, unindo diferentes atores do colégio, como coordenação de turno, vice-direção educacional e assistentes de convivência. O envolvimento direto dos educadores na confecção do guia desperta o sentimento de pertencimento e valorização por parte da instituição na atuação direta no processo educativo. Ao finalizar a escrita do guia, percebe-se a importância da escuta atenta e da sistematização de ações na atuação dos assistentes de convivência, visando a um legado à instituição, bem como ao incentivo ao diálogo, à gratidão, ao protagonismo e à transformação do ato educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heitor dos Santos Daronch, Colégio Marista Ipanema (CMI), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa (UFSM), em Santa Maria, RS, Brasil. Coordenador de turno do Colégio Marista Ipanema, em Porto Alegre, RS, Brasil.

Marcio Teixeira de Souza, Colégio Marista Ipanema (CMI), Porto Alegre, RS, Brasil.

Graduado em Educação Física (PUCRS) em Porto Alegre, RS, Brasil. Coordenador de turno do Colégio Marista Ipanema, em Porto Alegre, RS, Brasil.

Referências

PIEREZAN, D. M. S; CASTELA, G. S. Práticas colaborativas de escrita e multiletramentos na produção textual do ensino médio. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 293-313, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4021. Acesso em: 15 abr. 2021.

PINHEIRO, P. A. A escrita colaborativa por meio do uso de ferramentas digitais: ressignificando a produção textual no contexto escolar. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 9, n. 3, p. 226-239, set./dez. 2011. Disponível em:http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2011.93.07. Acesso em: 17 abr. 2021.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. O poder da gratidão: os benefícios de agradecer. São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.sbie.com.br/blog/o-poder-da-gratidao-os-beneficios-de-agradecer. Acesso em: 19 abr. 2021.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a educação básica. Brasília: UMBRASIL, 2010.

Publicado
2021-11-19
Como Citar
Daronch, H. dos S., & Souza, M. T. de. (2021). Construção coletiva: Experiência da escrita colaborativa de um guia no Serviço de Coordenação de Turno. Caderno Marista De Educação, 12(1), e40794. https://doi.org/10.15448/2763-5929.2021.1.40794
Seção
Relatos de Experiência