Educação Física

Um currículo potente e em constante movimento diante da educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2763-5929.2022.1.40793

Palavras-chave:

Educação Física, Educação inclusiva, Ensino, Currículo

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo verificar de que forma a Educação Física (EFI) vem contribuindo para os processos de ensino e de aprendizagem como componente curricular potencializador do desenvolvimento motor, social, afetivo e cognitivo de estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE), na educação infantil e nos anos iniciais de uma escola Marista do município de Porto Alegre (RS). Com uma abordagem quanti-qualitativa, esse estudo utilizou como instrumento principal o diário de campo, no que tange ao propósito de acesso, inclusão e permanência dos estudantes nas aulas de EFI, em consonância com os documentos institucionais e os dados quantitativos com o número de estudantes PAEE atendidos e a frequência destes na EFI, buscando avaliar os processos e o currículo desse componente curricular. A análise dos dados quantitativos foi realizada através dos documentos de registro de matrículas e diário de classe, e os dados qualitativos foram analisados a partir da Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2010). Assim, verificou-se que a EFI se torna um espaço potente de oportunidades para que os estudantes PAEE tenham experiências diferenciadas, priorizando a socialização e promovendo transformações quando os vínculos são estabelecidos e quando existe um trabalho em conjunto com as demais áreas do conhecimento.

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Biografia do Autor

Rubiane Severo Oliva, Colégio Marista Rosário (CMR), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Ciências da Atividade Física pela Universidade de Córdoba/Espanha; especialista em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professora de Educação Física da educação infantil e anos iniciais do Colégio Marista Rosário (CMR), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Karina Pacheco Dohms, Colégio Marista Rosário (CMR), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, RS, Brasil; especialista em Recreação, Lazer e Jogos Cooperativos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professora de Educação Física dos anos iniciais no Colégio Marista Rosário (CMR), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Mariana de Souza Arieta, Colégio Marista Rosário (CMR), Porto Alegre, RS, Brasil.

Especialista em Educação Inclusiva e em Gestão Curricular Marista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), em Porto Alegre, RS, Brasil; mestranda em Educação Marista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Orientadora Educacional dos Anos Iniciais do Colégio Marista Rosário (CMR), em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2022-03-10

Como Citar

Oliva, R. S., Dohms, K. P., & Arieta, M. de S. (2022). Educação Física: Um currículo potente e em constante movimento diante da educação inclusiva. Caderno Marista De Educação, 13(1), e40793. https://doi.org/10.15448/2763-5929.2022.1.40793

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