O poder na educação pública e privada
Costurando paradigmas históricos e contemporâneos sob o olhar foucaultiano
DOI:
https://doi.org/10.15448/2763-5929.2021.1.40480Palavras-chave:
Poder, Relações, Paradigmas de poder, Educação pública, Educação privadaResumo
A temática do poder na visão foucaultiana transcende gerações, alimenta debates e é base para uma série de estudos em diferentes contextos. Embora Foucault não tenha se dedicado de forma exclusiva aos estudos na área da educação, a sua contribuição é notória e inegável. A sua visão inovadora instaura na sociedade uma nova reflexão sobre o tema, remetendo o indivíduo para um novo olhar, mais crítico e abrangente, sobre o poder nas instituições, no governo e a influência das relações estabelecidas na sociedade em que atuam. Assim, o presente artigo teve como objetivo identificar os paradigmas históricos e contemporâneos do poder na educação pública e privada no Brasil, de acordo com a perspectiva, as ideias e estudos foucaultianos. Por meio de uma revisão bibliográfica, abordaram-se os temas centrais das obras desse estudioso, envolvendo poder e disciplina, saber, governamentalidade e todo o contexto acerca da temática da educação, interpelando, em cada termo, os paradigmas que vêm desde o início dos estudos de Foucault até a contemporaneidade, inserindo-os no atual cenário da educação brasileira.
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