O poder na educação pública e privada

Costurando paradigmas históricos e contemporâneos sob o olhar foucaultiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2763-5929.2021.1.40480

Palavras-chave:

Poder, Relações, Paradigmas de poder, Educação pública, Educação privada

Resumo

A temática do poder na visão foucaultiana transcende gerações, alimenta debates e é base para uma série de estudos em diferentes contextos. Embora Foucault não tenha se dedicado de forma exclusiva aos estudos na área da educação, a sua contribuição é notória e inegável. A sua visão inovadora instaura na sociedade uma nova reflexão sobre o tema, remetendo o indivíduo para um novo olhar, mais crítico e abrangente, sobre o poder nas instituições, no governo e a influência das relações estabelecidas na sociedade em que atuam. Assim, o presente artigo teve como objetivo identificar os paradigmas históricos e contemporâneos do poder na educação pública e privada no Brasil, de acordo com a perspectiva, as ideias e estudos foucaultianos. Por meio de uma revisão bibliográfica, abordaram-se os temas centrais das obras desse estudioso, envolvendo poder e disciplina, saber, governamentalidade e todo o contexto acerca da temática da educação, interpelando, em cada termo, os paradigmas que vêm desde o início dos estudos de Foucault até a contemporaneidade, inserindo-os no atual cenário da educação brasileira.

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Biografia do Autor

Tamara Otilia Amaral Rosenblum, Gerência Educacional (GE), Porto Alegre, RS, Brasil.

Especialista em Finanças e Controladoria pela Universidade Ritter dos Reis (Uniritter), em Porto Alegre, RS, Brasil. Bacharel em Administração pela Universidade Ritter dos Reis (Uniritter), em Canoas, RS, Brasil. Mestranda em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, RS, Brasil.

Ana Maria Heinrichs Maciel, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Palmeira das Missões, RS, Brasil. Mestranda em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, RS, Brasil.

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Publicado

2021-09-13

Como Citar

Rosenblum, T. O. A., & Maciel, A. M. H. (2021). O poder na educação pública e privada: Costurando paradigmas históricos e contemporâneos sob o olhar foucaultiano. Caderno Marista De Educação, 12(1), e40480. https://doi.org/10.15448/2763-5929.2021.1.40480

Edição

Seção

Artigos