Desafios da educação socioambiental na gestão educacional

Autores

  • Samir Elias Miguel Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Luciano Miraber Centenaro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Palavras-chave:

Educação ambiental, Transformação socioambiental, Sustentabilidade

Resumo

A preocupação com a crescente e acelerada degradação do meio ambiente e o comprometimento da qualidade de vida das gerações futuras, ambos relacionados à ação humana, levaram ao surgimento da necessidade de estudar a interação do homem com o meio ambiente, com o intuito de formalizar estratégias por meio da Educação Ambiental Escolar, que sejam capazes de mobilizar e conscientizar os estudantes em relação aos seus hábitos e ao impacto destes na qualidade de vida do coletivo, no intuito de evidenciar uma consciência ecologia e um cuidado maior pelos nossos recursos naturais, antes que seja tarde demais. O objetivo deste trabalho foi identificar as percepções e ressaltar a importância da Educação Ambiental Escolar aos estudantes do Ensino Médio de uma escola privada, na cidade de Cachoeira do Sul/RS. A presente pesquisa utiliza-se da Educação Ambiental Escolar como uma ferramenta transformadora dentro de um contexto socioambiental, influenciando diretamente o comportamento dos estudantes. Este trabalho, de caráter exploratório, contou com a aplicação de questionário a fim de abordar os resultados de forma quantitativa e qualitativa, com ênfase na pesquisa participante. Este estudo foi realizado com 100 estudantes com faixa etária entre 15 e 17 anos de idade, oriundos do Ensino Médio de um colégio de ensino privado no município de Cachoeira do Sul/RS. Como resultados, cerca de 95% dos entrevistados acreditam ser possível que a sociedade possa continuar evoluindo e desenvolvendo-se economicamente em harmonia com as políticas de preservação ambiental. Conclui-se que a Educação Ambiental Escolar tem, sim, o poder de transformar os nossos estudantes em pessoas com percepção e consciência socioambiental, com a possibilidade de que, no futuro, tenhamos uma sociedade impregnada de valores e de conhecimento ético e ambiental.

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Biografia do Autor

Samir Elias Miguel, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Pós-graduado em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pós-graduado em Gestão Curricular Marista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Luciano Miraber Centenaro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Professor orientador. Mestre em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui pós-graduação em nível de Especialização em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e em Gestão Escolar pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Elias Miguel, S. ., & Miraber Centenaro, L. (2018). Desafios da educação socioambiental na gestão educacional. Caderno Marista De Educação, 10(2), e40267. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/40267

Edição

Seção

Artigos