Escola inclusiva

A importância do olhar do gestor para a subjetividade docente

Autores

  • Mariana de Souza Arieta Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Sônia Maria de Souza Bonelli Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Inclusão, Gestão educacional, Orientação educacional, Professor

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do papel do gestor escolar (atuante na Direção, na Coordenação Pedagógica, no Serviço de Orientação Escolar, na Coordenação de Turno ou na Pastoral scolar) para a subjetividade docente nos processos de acesso, inclusão e permanência dos estudantes com necessidades especiais no ambiente regular de ensino. O trabalho foi embasado em uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, realizada com dez professoras dos Anos Iniciais e que culminou na investigação e no entendimento dos sentimentos que permeiam os processos inclusivos em sala de aula, bem como, do quanto se faz importante e necessária a atuação dos gestores escolares dando suporte aos educadores que vivenciam diariamente este desafio que se apresenta nas escolas da atualidade, respaldando-os e instrumentalizando-os.

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Biografia do Autor

Mariana de Souza Arieta, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Orientadora educacional do Colégio Marista Rosário. Graduada em Pedagogia Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Normal, Anos Iniciais e Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Educacional do Rio Grande do Sul e especialista em Gestão Curricular Marista pela PUCRS. Pós-graduanda em Educação Inclusiva pela PUCRS

Sônia Maria de Souza Bonelli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação pela UFRGS Pesquisadora e Professora Adjunta da Universidade FEEVALE

Referências

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

de Souza Arieta, M., & de Souza Bonelli, S. M. (2018). Escola inclusiva: A importância do olhar do gestor para a subjetividade docente. Caderno Marista De Educação, 10(2), e40263. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/40263

Edição

Seção

Artigos