O papel do coordenador pedagógico marista

Autores

  • Jaqueline de Freitas Quandt Universidade do Vale do Jacuí (Univale)
  • Loide Pereira Trois Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica, Formação continuada, Prática reflexiva

Resumo

Este artigo discorre sobre o papel do coordenador pedagógico em uma sociedade ávida por conhecimento e pela mudança em busca de um mundo mais humano, sustentável e feliz. A reflexão sobre uma aprendizagem efetiva e significativa, revendo práticas e metodologias são essenciais para que tenhamos sujeitos, aprendentes e ensinantes, autônomos e protagonistas no desenvolvimento de competências e saberes aplicáveis à vida. Reconhecendo o coordenador pedagógico como formador do professor e importante agente transformador no âmbito escolar, esta pesquisa bibliográfica analisa em especial, a função do coordenador pedagógico marista frente aos desafios de implementar as Matrizes Curriculares e as Diretrizes da Educação Infantil, definindo estratégias para uma formação docente de qualidade, atento às reestruturações e leis, as quais devem embasar nossas práticas, por meio de uma formação docente eficaz, defendendo uma prática gestora reflexiva, humana e realizadora.

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Biografia do Autor

Jaqueline de Freitas Quandt, Universidade do Vale do Jacuí (Univale)

Licenciada em Estudos Sociais pela Universidade do Vale do Jacuí (Univale). Graduada em Pedagogia, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental I. Pós-graduada em Docência Universitária pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e em Gestão Curricular Marista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Fundamental I do Colégio Marista Roque.

Loide Pereira Trois, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora e coordenadora do Curso de Extensão em educação infantil pela PUC/RS, supervisora pedagógica da Rede Marista de Colégios e consultora técnica da Escola de Educação Básica Despertar

Referências

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

de Freitas Quandt, J., & Pereira Trois, L. (2018). O papel do coordenador pedagógico marista . Caderno Marista De Educação, 10(2), e40262. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/40262

Edição

Seção

Artigos