O coordenador pedagógico e a formação continuada docente no contexto de reestruturação curricular

Autores

  • Carla Denise Machado Borba Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Shirley Sheila Cardoso Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Palavras-chave:

Reestruturação curricular, Coordenador pedagógico, Formação continuada

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre a atuação do coordenador pedagógico frente à formação continuada docente, no contexto das reformas curriculares. A finalidade da pesquisa foi mapear as ações da Coordenação Pedagógica no acompanhamento formativo docente identificando quais destas renderam melhores resultados no processo de implementação de um novo currículo escolar. Buscou-se, a partir de revisão bibliográfica e de entrevista com coordenadores pedagógicos e professores de uma rede privada de ensino, compreender os desdobramentos da atuação da coordenação e seus resultados no trabalho docente. Foi possível identificar que a prática educativa será efetivamente transformada se existir desejo de renovação e desenvolvimento de competências profissionais tanto por parte da Coordenação Pedagógica quanto por parte dos professores, sendo necessário, para tanto, muito estudo, trocas entre os pares e acompanhamento docente qualificado. Nesse contexto, o coordenador pedagógico exerce um papel fundamental, precisando traçar o seu plano de ação tendo como foco o projeto pedagógico da escola e a formação continuada articulada à prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Denise Machado Borba, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em Educação num Enfoque Globalizador pela UFSM, especialista em Supervisão e Orientação Escolar, pela UNINTER, especialista em Gestão Curricular Marista, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente, é coordenadora pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental, no Colégio Marista Santa Maria

Shirley Sheila Cardoso, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Formação e atuação em nota de rodapé Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Supervisora Pedagógica da Gerência Educacional.

Referências

CENTENARO, Luciano; MENTGES, Manuir. Gestão de mudanças: pilotos para quê? In: MARQUES, C. et al. (Orgs.). Vivências curriculares em tempo de mudança. 1. ed. Porto Alegre: Centro Marista de Comunicação, 2016. p 12-13.

CHARLIER, Évelyne. Formar professores profissionais para uma formação contínua articulada à prática.

PAQUAY, Léopold. et al. (Orgs.). Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. p 93-98.

MORAES, Maria Cândida; NAVAS, Juan Miguel B. Por um novo paradigma educacional a partir da complexi-dade e da transdisciplinaridade. In: MORAES, Maria Cândida; NAVAS, Juan Miguel B. (Orgs.). Complexidade e transdisciplinaridade em Educação: teoria e prática docente. 1. ed. [S.l.]: Wak, 2010a. p. 3-8.

MORAES, Maria Cândida; NAVAS, Juan Miguel B. Por um novo paradigma educacional a partir da complexida-de e da transdisciplinaridade. In: MORAES, Maria Cândida; NAVAS, Juan Miguel B. Complexidade e transdis-ciplinaridade na formação docente. 1. ed. [S.l.]: Wak, 2010b. p. 08-111.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 25-28.

SILVA, Moacyr da. O trabalho articulador do coordenador pedagógico: a integração curricular. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. (Orgs.). O coordenador pedagógico e os desafios da educação. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio. (Org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 32-33.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SÓL, Vanderlice dos Santos Andrade. A natureza da prática reflexiva de uma formadora de professores e duas professoras em formação. 2004. 119f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Matrizes Curriculares de educação básica do Brasil Marista: área de ciências da natureza e suas tecnologias. Curitiba: PUCPR, 2016.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a educação básica. Brasília, DF: Umbrasil, 2010.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Machado Borba, C. D., & Cardoso, S. S. (2018). O coordenador pedagógico e a formação continuada docente no contexto de reestruturação curricular. Caderno Marista De Educação, 10(2), e40261. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/40261

Edição

Seção

Artigos