Relações entre gestão escolar e avaliação externa no contexto da Educação Básica da escola privada

Autores

  • David Jorge Rodrigues Hatsek Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Manuir José Mentges Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Palavras-chave:

Gestão escolar, Avaliação externa, Educação

Resumo

Este trabalho investiga a relação entre a gestão escolar e a avaliação externa em uma escola da rede privada do município de Cachoeira do Sul/RS. Para tanto, analisa as ações que os gestores de escola desempenham em relação aos índices das avaliações externas, com foco no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), bem como quais ações são realizadas para a melhoria do desempenho do processo de ensino-aprendizagem do estudante envolvendo tarefas administrativas, formação de professores e ações que colaborem para uma educação de qualidade. Os questionários foram aplicados a professores do Ensino Médio, realizando-se, após, a análise documental, de modo a observar se o planejamento de suas ações pedagógicas considera os resultados das avaliações externas no planejamento com foco no processo de ensino-aprendizagem. Optou-se pela aplicação de questionários a professores do Ensino Médio e pela pesquisa bibliográfica, utilizando o Projeto Educativo, apresentando a definição da avaliação em larga escala e permitindo a relação horizontal no interior da escola com a necessidade do comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo. O trabalho é relevante para a área da gestão educacional, pois explicita como as ações da dinâmica do contexto escolar e o papel de cada profissional demonstram preocupação com o ensino e a aprendizagem dos estudantes. Os resultados demonstraram que o comprometimento dos profissionais, o nível socioeconômico dos estudantes, os níveis de ensino oferecidos na escola, a sua infraestrutura e os processos de gestão constituem fatores determinantes para a obtenção de índices aceitáveis nas avaliações externas.

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Biografia do Autor

David Jorge Rodrigues Hatsek, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Gestão Curricular Marista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bacharel em Administração pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e diretor do Colégio Marista Roque.

Manuir José Mentges, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pró-Reitor de Graduação e Educação Continuada - PROGRAD - da PUCRS. Membro do Conselho Administrativo da Rede Marista. Integra o Grupo de Pesquisa: Teorias e Práticas na Formação de Educadores/ PPGEDU/ESCOLA DE HUMANIDADES/PUCRS.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Rodrigues Hatsek, D. J., & Mentges, M. J. (2018). Relações entre gestão escolar e avaliação externa no contexto da Educação Básica da escola privada. Caderno Marista De Educação, 10(2), e40260. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/40260

Edição

Seção

Artigos