Gestão pedagógica, administrativa e pastoral da Escola Marista

Compromisso com a missão

Autores

  • Simone Engler Hahn Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Conceição (Fafimc)
  • Bettina Steren dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Palavras-chave:

Valores institucionais, Gestão compartilhada, Indicadores de desempenho

Resumo

A centralidade da missão de uma escola marista é evangelizar por meio da educação. Cumprir com esse legado deixado pelo fundador São Marcelino Champagnat torna-se vital para a perenidade da instituição que, em 2017, completou 200 anos de fundação. Porém, diante das exigências dos novos contextos, faz-se necessário estar atento às demandas de um cenário competitivo que indica no horizonte um novo desenho de escola. O presente artigo apresenta essas reflexões a partir dos documentos institucionais e dos achados da pesquisa de dissertação de mestrado, realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), apresentada por Hahn (2015), de título “Filosofia marista e indicadores do cenário educacional atual: uma tessitura possível”, discutindo como os gestores das escolas investigadas articulam, na gestão dos Colégios da Rede Marista da PMBSA, os princípios da filosofia marista com a imperativa necessidade do enfrentamento de indicadores do cenário educacional, tendo em vista a sustentabilidade e a perenidade destes. Para compreender a gestão da escola marista, foi necessário estudar o tripé de desempenhos acadêmicos, financeiros e de vivência dos valores institucionais maristas. Como pressupostos metodológicos, foram investigados colégios que estão situados em diferentes municípios do Rio Grande do Sul. Os diretores, gestores desses colégios, indicados como sujeitos da pesquisa, apresentaram comprovados resultados no exercício da gestão, mediante avaliação de indicadores de desempenhos financeiros e acadêmicos de cada colégio. Ao finalizar o estudo, foi possível concluir que os colégios são sustentáveis tanto do ponto de vista da missão quanto da gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Engler Hahn, Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Conceição (Fafimc)

Graduada em Pedagogia – Orientação Educacional pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Conceição (Fafimc). Especialista em Psicopedagogia Clínica, em Psicologia Escolar e em Gestão Curricular Marista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestra em Educação pela PUCRS. em experiência na área de Educação, atuando principalmente na gestão de colégios. Atualmente, é diretora do Colégio Marista Champagnat, em Porto Alegre/RS.

Bettina Steren dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Doutora em Psicologia Evolutiva e da Educação - Universidad de Barcelona (1996). Pós-doutora no College of Education, The Univesity of Texas at Austin, EUA (2009). Professora da Escola de Humanidades/Educação e coordenadora do Grupo de Pesquisa "Processos Motivacionais em Contextos Educativos" da PUCRS.

Referências

AKARI, Abdeljalil. Internacionalização das políticas educacionais. Petrópolis: Vozes, 2011.

CORTELLA Mario Sergio. Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. Petrópolis: Vozes, 2013.

COVEY, Stephen. Liderança baseada em princípios. Tradução de Astrid Beatriz de Figueredo. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

DIRETRIZES DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA PROVÍNCIA MARISTA DO RIO GRANDE DO SUL, 2010 a 2017. CMC, maio de 2011.

HAHN, Simone Engler. Filosofia marista e indicadores do cenário educacional atual: uma tessitura possível. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

INSTITUTO DOS IRMÃOS MARISTAS. Vozes do Fogo: Mensagem da II Assembleia Internacional da Missão Marista. Nairóbi, 16-27 de setembro de 2014.KOTTER, John. P. Liderando mudanças. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

MISSÃO EDUCATIVA MARISTA. Comissão Internacional de Educação Marista, Roma, janeiro de 1998. Educativa Marista: um projeto para nosso tempo. Tradução de Manuel Alves e Ricardo Tescarolo. 3. ed. São Paulo: Simar, 2003.

MURAD, Afonso. Gestão e espiritualidade: uma porta entreaberta. São Paulo: Paulinas, 2007.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a educação básica. Brasília, DF: Umbrasil, 2010.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Engler Hahn, S., & Steren dos Santos, B. (2018). Gestão pedagógica, administrativa e pastoral da Escola Marista: Compromisso com a missão. Caderno Marista De Educação, 10(2), e40259. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/40259

Edição

Seção

Artigos