Construindo conhecimento a partir dos problemas e desafios da atualidade

Autores

  • Carla Drayer Silva Schüler
  • Monica Bertoni dos Santos

Palavras-chave:

Educando, Protagonismo, Aprendizagem, Transformação

Resumo

Numa sociedade que passa por profundas e rápidas transformações, é natural que surjam muitos problemas em decorrência da derrubada de valores e pilares que deram sustentação à vida em sociedade ao longo dos séculos e milênios, tais como a religião, a família e o respeito à autoridade. Os problemas são inegáveis e podem ser vistos nos noticiários e nos relatos dos educadores. Entretanto, problematizar para levar o indivíduo a construir seu próprio conhecimento tem sido uma prática bastante recomendada por renomados teóricos da educação e bastante usada nas escolas. O que propomos, no presente artigo, é que o indivíduo da atualidade não seja confrontado com problemas fictícios, criados pela mente criativa do educador, mas com os problemas reais e próprios de seu cotidiano e seja desafiado a ser protagonista no processo da sua própria aprendizagem, sendo capaz de produzir melhores condições de vida para si próprio e para a coletividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Drayer Silva Schüler

Especialista em Gestão Curricular Marista pela Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Monica Bertoni dos Santos

Mestre em Educação Em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Assessora da área de conhecimento de Matemática da Gerência Educacional.

Referências

BARBOSA, Raquel Firmino Magalhães et al. Brincadeiras, mídia e pós-modernidade: reflexões e dilemas na sociedade atual. Motivivência, Ano XXII, n. 34, p. 25-39, 2010.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Liquida. Tradução de Plinio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahan, 2001.

DEL PRETTE, Almir. Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes, 2001.

GONÇALVES, Elias Rocha. A pedagogia do encantamento: novo paradigma da educação para o século XXI. 1. ed. Campos dos Goytacazes: Instituto Brasileiro de Educação e Cultura, 2008.

GOULART, Denise Fernandes; MARCHESE, Maria Letizia. Um foco pedagógico na ação pedagógica: relato de uma experiência. Curitiba: Intersaberes, 2014. Série Psicopedagogia.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP &A, 2002.

MAIA, Christiane Martinatti. Intervenção Psicopedagógica Institucional. Canoas: Ulbra, 2008

NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Dificuldades de aprendizagem: um olhar psicopedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2012. Série Psicopedagogia.

TEIXEIRA, Ana Cristina Sofiatt et al. A gestão pedagógica da mudança. In: MENTGES, Manuir José et al. Vivências curriculares em tempo de mudança: compartilhando experiências, aprendizagens e ressignificações. Porto Alegre: CMC, 2016. p. 22-31

Downloads

Publicado

2020-11-23

Como Citar

Drayer Silva Schüler, . C., & Bertoni dos Santos, . M. (2020). Construindo conhecimento a partir dos problemas e desafios da atualidade. Caderno Marista De Educação, 10(1), e39597. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/39597

Edição

Seção

Artigos