Semana Amarela – tua vida é importante!

Palavras-chave: Escuta, Ação Docente, Juventudes, Cuidado

Resumo

O relato de experiência descreve uma semana de atividades voltadas à valorizçaão da escuta as quais nascem do rpocesso de escuta e acompanhamento que a Escola em questão oferta como desenvolvimento de seu pilar de Desenvolvimento Humano. O relato tem significado em função dos conteúdos que neste tempo de isolamento social e adptação a novos ambientes de aprendizagem foram sendo acolhidos pelos educadores da Escola. A base de condução tem relação com a crença em aspectos da aprendizagem relacional e promoção do desenvolvimento integral da pessoa. O público alvo deste relato são os estudantes de Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Instituição em questão. A experiência das autoras, em Educação e Psicologia Escolar, pauta a análsie de tais relatos e da significação de valor que o trabalho trouxe para a Escola e seus educadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Winck Corrêa, Colégio Marista Graças, Viamão, RS, Brasil

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre,
RS, Brasil; psicóloga e gestora escolar na Rede Marista.

Konstans Steffen, Colégio Marista Graças, Viamão, RS, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; atua como psicóloga.

Referências

A INVENÇÃO DE HUGO CABRET. Martin Scorsese. EUA: Paramount Pictures, 2011. 128 min.

DUNKER, C.; THEBAS, C. O palhaço e o psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019.

MAFFESOLI, Michel. Saturação. Tradução de Ana Goldberger. São Paulo: Iluminuras; Itaú Cultural, 2010.

MAFFESOLI, Michel. O Tempo das Tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. 4. ed. Rio de

Janeiro: Forense Universitária, 2010.

MALWEE 50 ANOS - viva com todo o seu coração. 2018. 1 vídeo (3 min 20 s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AKz5W53vuX4. Acesso em: 1 set. 2020

MOURA, M. Suzana de Souza.; GIANNELLA, V. A Arte de Escutar: nuances de um campo de práticas e de conhecimento. Revista Terceiro Incluído, Goiás, v. 6, n. 1, p. 9-24, 20 maio 2017. Disponível em: https://www.

revistas.ufg.br/teri/article/view/40739. Acesso em: 1 set. 2020. https://doi.org/10.5216/teri.v6i1.40739

O LAR DAS CRIANÇAS PECULIARES. Tim Burton. EUA: 20th Century Studios, 2016. 123 min.

RAGGI, Nathália. Juventudes na Contemporaneidade: identidades, identificações, Nomadismos. Rev. Bras.

Adolescência e Conflitualidade, João Pessoal, n. 2, p. 78-93, 2010. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/adolescencia/article/view/212

REGUILLO, Rossana. Emergencia de Culturas Juveniles: estratégias del desencanto. Colômbia: Cultura Libre, 2007. Disponível em: https://www.iberopuebla.mx/sites/default/files/bp/documents/emergencia_de_culturas_juveniles_estrategias_del_desencanto_0.pdf

SMITH, Kell. Mudei. 2019. Disponível em: https://www. youtube.com/watch?v=Pft-hqumyS0. Acesso em: 1 set. 2020.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a Educação Básica. Brasília: UMBRASIL, 2010.

Publicado
2020-12-31
Como Citar
Winck Corrêa, L., & Steffen, K. (2020). Semana Amarela – tua vida é importante!. Caderno Marista De Educação, 11(2), e39282. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/39282
Seção
Relatos de Experiência