Escola e cyberinfância: encontros e desencontros. Novas formas de aprender e ensinar mediadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação

Autores

  • Mirela Pedrini Viero Colégio Marista Medianeira

Palavras-chave:

Escola. Tecnologias da informação e comunicação. Aprendizagem

Resumo

Este texto configura-se como um relato de reflexão e análise acerca da discussão sobre as novas formas de aprender e ensinar mediadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação. A geração digital invade a escola e reclama novas posturas. Nesse sentido, é interessante discutir-se os encontros e desencontros entre professores e alunos no que tange ao processo ensino/aprendizagem e a maneira como a escola lida com este descompasso. O que estamos vivenciando em termos de recursos disponíveis em tecnologia da informação e comunicação – sites sobre computador, internet, web, objetos de aprendizagem, enfim todo este aparato tecnológico com o qual as crianças têm contato e manipulam muito bem – reflete na forma como elas aprendem. O uso do computador para se comunicarem, através de e-mail, msn, skyp, mudou a forma tradicional de se relacionar e de aprender. O objetivo principal deste texto é discutir e refletir sobre as novas formas de olhar a educação, revendo práticas pedagógicas e propondo novas posturas no ensinar e aprender na escola da contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirela Pedrini Viero, Colégio Marista Medianeira

Graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela PUCRS. Pós-
-Graduação em Educação Inclusiva e Gestão na Escola – Orientação e Supervisão. Orientadora Educacional do Colégio Marista Medianeira--Erechim

Referências

COSTA, Marisa V. Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia. Editora da Universidade, 2000.

DORNELLES, Leni Vieira. Infâncias que nos Escapam: da criança na rua à criança cyber. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

GALLO, Sílvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

MARTIN-BARBERO, Jesus. Globalização comunicacional e transformação cultural. In: MORAES, Dênis (Org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2004.

MOREIRA, Antônio F. B; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2008.

RAMAL, Andrea C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SILVA, Tomaz T. O adeus às metanarrativas educacionais. In:_________ (org) O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 2002.

VEIGA-NETO, Alfredo. Michel Foucault e Educação: há algo de novo sob o sol In: VEIGA-NETO, Alfredo (org) Crítica Pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995.

________________________. Foucault & Educação. Belo Horizonte: Autentica, 2003.

_______________________. Olhares... In: COSTA, Marisa V. (org) Caminhos Investigativos: Novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

VEEN, Wim; VRAKKING, Ben. Homo Zappiens: Educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.

XAVIER, Maria Luiza M. Escola e mundo contemporâneo – novos tempos, novas exigências, novas possibilidades. In: ÁVILA, Ivany S. (org) Escola e sala de aula: mitos e ritos: um olhar pelo avesso do avesso. 2.ª ed. Porto Alegre, Editora da UFRGS, 2008.

Downloads

Publicado

2011-12-31

Como Citar

Viero, M. P. (2011). Escola e cyberinfância: encontros e desencontros. Novas formas de aprender e ensinar mediadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação. Caderno Marista De Educação, 8. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/37211

Edição

Seção

Artigos