Escola e cyberinfância: encontros e desencontros. Novas formas de aprender e ensinar mediadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação
Palavras-chave:
Escola. Tecnologias da informação e comunicação. AprendizagemResumo
Este texto configura-se como um relato de reflexão e análise acerca da discussão sobre as novas formas de aprender e ensinar mediadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação. A geração digital invade a escola e reclama novas posturas. Nesse sentido, é interessante discutir-se os encontros e desencontros entre professores e alunos no que tange ao processo ensino/aprendizagem e a maneira como a escola lida com este descompasso. O que estamos vivenciando em termos de recursos disponíveis em tecnologia da informação e comunicação – sites sobre computador, internet, web, objetos de aprendizagem, enfim todo este aparato tecnológico com o qual as crianças têm contato e manipulam muito bem – reflete na forma como elas aprendem. O uso do computador para se comunicarem, através de e-mail, msn, skyp, mudou a forma tradicional de se relacionar e de aprender. O objetivo principal deste texto é discutir e refletir sobre as novas formas de olhar a educação, revendo práticas pedagógicas e propondo novas posturas no ensinar e aprender na escola da contemporaneidade.
Downloads
Referências
COSTA, Marisa V. Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia. Editora da Universidade, 2000.
DORNELLES, Leni Vieira. Infâncias que nos Escapam: da criança na rua à criança cyber. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
GALLO, Sílvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
MARTIN-BARBERO, Jesus. Globalização comunicacional e transformação cultural. In: MORAES, Dênis (Org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2004.
MOREIRA, Antônio F. B; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2008.
RAMAL, Andrea C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SILVA, Tomaz T. O adeus às metanarrativas educacionais. In:_________ (org) O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 2002.
VEIGA-NETO, Alfredo. Michel Foucault e Educação: há algo de novo sob o sol In: VEIGA-NETO, Alfredo (org) Crítica Pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995.
________________________. Foucault & Educação. Belo Horizonte: Autentica, 2003.
_______________________. Olhares... In: COSTA, Marisa V. (org) Caminhos Investigativos: Novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
VEEN, Wim; VRAKKING, Ben. Homo Zappiens: Educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.
XAVIER, Maria Luiza M. Escola e mundo contemporâneo – novos tempos, novas exigências, novas possibilidades. In: ÁVILA, Ivany S. (org) Escola e sala de aula: mitos e ritos: um olhar pelo avesso do avesso. 2.ª ed. Porto Alegre, Editora da UFRGS, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Caderno Marista de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.