Preconceito, comunicação e relações no ambiente de trabalho

Autores

  • Renata Louzada Xavier Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS

Palavras-chave:

Preconceito. Comunicação. Relações Interpessoais.

Resumo

Este trabalho buscou identificar traços de preconceito linguístico no ambiente profissional escolar, através de entrevistas realizadas com professores e alunos, verificando se a atitude percebida na comunicação estabelecida entre eles poderia interferir em suas relações diárias. Ao não reconhecer a diversidade do português falado no Brasil, a escola tenta impor sua norma linguística como se ela fosse a língua comum a todos os brasileiros, independente de sua idade, de sua origem geográfica, étnica, de sua situação socioeconômica, de seu grau de escolarização.

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Biografia do Autor

Renata Louzada Xavier, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS

Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Especialista em Linguística e ensino do Português pela mesma Universidade. Professora de Língua Portuguesa, Redação e Língua Espanhola do Ensino Médio do Colégio Marista São Francisco, do Rio Grande

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Publicado

2010-12-31

Como Citar

Xavier, R. L. (2010). Preconceito, comunicação e relações no ambiente de trabalho. Caderno Marista De Educação, 7. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/36960

Edição

Seção

Artigos