Concepções de ensino religioso dos docentes do ensino fundamental do estado do Paraná: possibilidades para uma formação de professores

Autores

  • Edile M. Fracaro Rodrigues Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR
  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR
  • Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Palavras-chave:

Ensino Religioso. Formação de professores. Concepções de Ensino Religioso.

Resumo

O presente artigo apresenta os dados levantados em uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, que teve como objetivo geral verificar a concepção de Ensino Religioso dos professores do Ensino Fundamental do Estado do Paraná. 218 documentos foram analisados com o auxílio de um software (Atlas.ti), que possibilita a otimização do levantamento dos dados. A análise dos documentos revelou uma mudança significativa para a história do Ensino Religioso no Paraná. Os dados sugerem uma superação das tradicionais aulas de religião e apontam que os professores estão procurando inserir em suas aulas conteúdos que tratem da diversidade de manifestações religiosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edile M. Fracaro Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2008). Graduada em Formação de Professores – PUCPR (2004). Coordenadora e revisora pedagógica do Ministério Igreja em Células. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Religião – GPER.

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Doutor em Ciências da Educação pela Pontificia Universita Salesiana, Itália (2000). Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Líder do Grupo de pesquisa Educação e Religião – GPER

Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Doutora em Sciences de l’Éducation, com opção em Tecnologias Educacionais pela Université de Montréal (2005). Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Referências

BOEING, Antonio. O Fenômeno Religioso como Experiência Universal. São Paulo: AEC, 1999. Disponível em: <http://www.aster-to.org.br/download/auniversalidadedofenomenoreligioso.pdf. Acesso em: 19 set. 2007.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional: lei 9394/96. Brasília: MEC, 1996.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Parte I: bases legais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: 05 maio 2008.

CARNIATO, Maria Inês. Paradigmas do Ensino Religioso. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo e OLIVEIRA, Lílian Blanck (Org). Ensino Religioso: Memórias e Perspectivas. Curitiba: Champagnat, 2005.

CORTELA, Mario Sergio. Educação, Ensino Religioso e formação docente. In: SENA, Luzia (Org.). Ensino religioso e formação docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006.

CORRÊA, Bárbara Raquel do Prado Gimenez. Concepções dos professores sobre o sagrado: implicações para a formação docente. Dissertação (Mestrado em Educação)– Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2006.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma Pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. (Biblioteca Digital Paulo Freire). Disponível em: .

GARCIA, Maria Manuela Alves; HYPOLITO, Álvaro Moreira; VIEIRA, Jarbas Santos. As identidades docentes como fabricação da docência. São Paulo: Educação e Pesquisa, v. 31, p. 45-56, jan./abr. 2005.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

JUNQUEIRA, Sérgio Rogério de Azevedo. Programa Marista de Educação Religiosa, um ideal, um caminho, uma proposta. Dissertação (Mestrado) – Pontifcia Universita Salesiana, U.P.SALESIANA, Vaticano, 1996.

______. Ensino Religioso no Brasil: o processo de escolarização. Tese (Doutorado). 2000.

______; RODRIGUES, Edile M. Fracaro; RAU Dédora Toniolo. História, Geografia e Ensino Religioso:

uma proposta integrada. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 7, n. 20, p. 143-165, jan./abr. 2007.

_______. História, legislação e fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba: IBPEX, 2008. No prelo.

LONGHI, Miguel. O ETHOS no programa de Ensino Religioso brasileiro. Dissertação (Mestrado em

Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2004.

MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores, pra uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.

OLIVEIRA, Lílian Blanck et. al. Curso de formação de professores. In: SENA, Luzia (Org.). Ensino religioso e formação docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006.

_______ et. al. Ensino Religioso no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2007.

PARANÁ. Conselho Estadual de Educação do Paraná. Deliberação nº 01/06-PR. Curitiba: CEEPR, 2006.

Disponível em: <http://celepar7cta.pr.gov.br/seed/deliberacoes.nsf/7b2a997ca37239c3032569ed005fb978/175e426ddd8613108325711d0068e646/$FILE/_88himoqb2clp631u6dsg30c9d68o30dg_.pdf> Acesso em: 15 abr. 2008.

SCHOLGL, Emerli. "Não basta abrir as janelas": o simbólico na formação do professor. Dissertação

(Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2005.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes. 2005.

Downloads

Publicado

2010-12-31

Como Citar

Rodrigues, E. M. F., Junqueira, S. R. A., & Vosgerau, D. S. R. (2010). Concepções de ensino religioso dos docentes do ensino fundamental do estado do Paraná: possibilidades para uma formação de professores. Caderno Marista De Educação, 7. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/36956

Edição

Seção

Artigos