Ser professor(a): breve apontamento sobre como desenvolver e manter uma postura ativa diante da realidade em crise

Autores

  • Claudia Flores Rodrigues Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
  • Lédio de Jesus Matias Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Palavras-chave:

Formação. Educação. Práxis

Resumo

Este apontamento propõe uma reflexão sobre o trabalho docente, a formação do humano e as práticas pedagógicas. Pensar na Educação pressupõe criar estratégias de formação docente que possibilite a criação de uma escola transformadora e avessa à alienação que é excludente por excelência. A falta de formação inicial para a atuação no magistério se reflete no aluno. Isso posto, é necessário que pensemos no COMO SE APRENDE para que isso reflita no COMO SE ENSINA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Flores Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Licenciada em Letras/Espanhol (FAMES), Especialista em Coordenação e Supervisão Escolar (UNIFRA), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FGV – em andamento), Mestre em Educação (UFSM), Doutoranda em Educação (PUCRS).

Lédio de Jesus Matias, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Licenciado em Teologia e Pedagogia, Especialista em Supervisão Escolar e Psicologia Escolar, Mestre em Educação e Doutorando em Educação (PUCRS).

Referências

AMELINE, D.; FABRE, M. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CARNEIRO, Roberto. Fundamentos da Educação e da Aprendizagem: 21 ensaios para o século 21. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2001.

FABRE, Michel. Existem saberes pedagógicos? In: HOUSSAYE, Jean. et. al. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2003.

FREIRE, Ana Maria Araujo. Paulo Freire: uma história de vida. Indaiatuba: Villa das Letras, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 67.

GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. 2.ed. São Paulo: Scipione, 1991.

GÓMEZ, Pérez; SACRISTÁN, Gimeno. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

IMBERT, Francis. Para uma práxis pedagógica. Brasília: Plano Editora, 2003.

MEDEIROS, Silvio. ReLer ITALO CALV INO. Disponível em: <http://imprimis.arteblog.com.br/5869/ReLer-ITALO-CALVINO/>. Acesso em: 15 set. 2009.

MOSQUERA, Juan José Mouriño. Palestra proferia na XXXII Assembléia Geral da Maçonaria Simbólica do Brasil em 08 de julho de 2003. (Material elaborado e distribuído pelo autor aos alunos do Doutorado em Educação da PUCRS). Porto Alegre, 2009.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

WIKIMICROPÍDIA. Disponível em: <http://pt.micronations.wikia.com>. Acesso em: 20 ago. 2009.

Downloads

Publicado

2010-12-31

Como Citar

Rodrigues, C. F., & Matias, L. de J. (2010). Ser professor(a): breve apontamento sobre como desenvolver e manter uma postura ativa diante da realidade em crise. Caderno Marista De Educação, 7. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/36955

Edição

Seção

Artigos