Competência Pragmática na compreensão oral do Certificate of Proficiency in English

Autores

  • Cristiane Ruzicki Corsetti

Palavras-chave:

pragmática, competência, desempenho, relevância, atos de fala.

Resumo

O presente artigo baseia-se em minha monografia do curso de especialização, cujo objetivo foi justificar a importância do desenvolvimento de atividades de conscientização pragmática, em sala de aula de inglês como língua estrangeira. O conceito de competência pragmática foi abordado e descreveu-se seu impacto no desempenho linguístico. Foram analisadas as provas de compreensão e de produção orais de um exame de proficiência britânico intitulado “Certificate of Proficiency in English”, da universidade de Cambridge. Neste artigo, irei descrever as conclusões a respeito da prova de compreensão oral. A análise foi baseada nos modelos de código e inferencial de comunicação verbal e o princípio da relevância de Sperber e Wilson (1986), e na teoria dos atos de fala de Searle (1979). Os resultados oferecem um olhar sobre as habilidades inferenciais e conhecimentos pragmáticos a serem desenvolvidos ou ensinados de forma explícita em sala de aula de inglês como língua estrangeira.

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Como Citar

Corsetti, C. R. (2010). Competência Pragmática na compreensão oral do Certificate of Proficiency in English. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 1(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/belt/article/view/7266

Edição

Seção

Artigos