Materiais didáticos aplicados no ensino de Língua Inglesa tematizados na escrita de Relatórios de Estágio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.2.34333

Palavras-chave:

Gênero discursivo, Estágio Supervisionado de Inglês, Material Didático de inglês.

Resumo

Situada na perspectiva interdisciplinar da Linguística Aplicada, esta pesquisa foi desenvolvida com o propósito de analisar como os Relatórios de Estágio Supervisionado que tematizam o uso de materiais didáticos aplicados no ensino e aprendizagem de língua inglesa durante as atividades práticas da disciplina auxiliam o aluno-mestre a refletir sobre a prática docente. A perspectiva dialógica bakhtiniana foi utilizada como principal aporte teórico. A abordagem da pesquisa qualitativa e a metodologia da análise documental foram assumidas para caracterizar o tratamento dado aos relatórios de estágio. Os resultados da investigação mostraram que o uso de materiais didáticos é tematizado na escrita dos relatórios de estágio, no entanto, é necessário investir na adaptação e produção de materiais que atendam aos objetivos e às características dos contextos de ensino de língua inglesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Chaves Melo, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional

Doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura. Docente da Universidade Federal do Tocantins.

Referências

Bakhtin, Mikhail. 2000. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermentina Galvão. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes.

Bakhtin, Mikhail. (Volóchinov). 2002a. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 10. ed. São Paulo, Editora Hucitec.

Bakhtin, Mikhail. 2002b. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Equipe de tradução: Aurora F. Bernardini; José P. Júnior; Augusto G. Júnior; Helena S. Nazário; Homero F. de Andrade. 5. ed. São Paulo: Hucitec.

Bakhtin, Mikhail. 2013a. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Bakhtin, Mikhail. 2013b. Questões de estilística no ensino da língua. In Questões de estilística no ensino da língua: Mikhhail Bakhtin. Tradução, posfácio e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34.

Bakhtin, Mikhail. 2016. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34.

Brait, Beth & Pistori, Maria Helena Cruz. 2012. A produtividade do conceito de gênero em Bakhtin e o Círculo. ALFA: Revista de Linguística, 56 (2), pg. 371-401. https://doi.org/10.1590/S1981-57942012000200002

Clark, Katerina & Holquist, Michal. 2008. Mikhail Bakhtin. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva.

Emerson, Caryl. 2003. Os 100 primeiros anos de Mikhail Bakhtin. Tradução de Pedro Jorgensen Jr. Rio de Janeiro: Edifel.

Farah, Barbara & Silva, Wagner Rodrigues. 2017. Professores da escola básica representados na escrita de alunos da licenciatura em Letras. Raído, Dourados, MS, 11(27), pg. 304-320. https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.6748

Fiorin, José Luiz. 2017. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2. ed. São Paulo: Contexto.

Leffa, Vilson José. 2016. Do método ao pós-método: a evolução no ensino de línguas. In Língua estrangeira: ensino e aprendizagem. Pelotas: Educat, pg. 21-48.

Lima, Diógenes Cândido. (orgs.). 2017. Ensino de Língua Inglesa: conversas com professores da escola pública. Campinas, SP: Pontes Editores.

Lispector, Clarice. 2004. A experiência maior. In Aprendendo a viver. Rio de Janeiro: Rocco, pg. 43.

Lispector, Clarice. 2004. Em busca do outro. In Aprendendo a viver. Rio de Janeiro: Rocco, pg. 66.

Melo, Lívia Chaves. 2018. Formação inicial do professor de língua inglesa a partir da abordagem do Letramento Científico no Estágio Supervisionado obrigatório. Raído, Dourados, MS, v. 12, n. 30, jul./ dez., pp. 91-104. https://doi.org/10.30612/raido.v12i30.9384

Oliveira, Luciano Amaral. 2014. Métodos de ensino de Inglês: teorias, práticas, ideologias. São Paulo: Parábola.

Oliveira, Luciano Amaral. 2015. Aula de Inglês: do planejamento à avaliação. São Paulo: Parábola.

Rojo, Roxane & Barbosa, Jacqueline P. 2015. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial.

Universidade Federal do Tocantins. Curso de Letras. 2009. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras: habilitação em Língua Inglesa e respectivas literaturas.

Volochinov, Valentin Nikolaevich. 2017. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo, ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34.

Volochinov, Valentin Nikolaevich & Bakhtin, Mikhail. 2013. A palavra na vida e a palavra na poesia: introdução ao problema da poética sociológica. In Volochinov, V. N.; Bakhtin, M. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Melo, L. C. (2019). Materiais didáticos aplicados no ensino de Língua Inglesa tematizados na escrita de Relatórios de Estágio. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 10(2), e34333. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.2.34333

Edição

Seção

Artigos