Materiais didáticos aplicados no ensino de Língua Inglesa tematizados na escrita de Relatórios de Estágio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.2.34333

Palabras clave:

Gênero discursivo, Estágio Supervisionado de Inglês, Material Didático de inglês.

Resumen

Situada na perspectiva interdisciplinar da Linguística Aplicada, esta pesquisa foi desenvolvida com o propósito de analisar como os Relatórios de Estágio Supervisionado que tematizam o uso de materiais didáticos aplicados no ensino e aprendizagem de língua inglesa durante as atividades práticas da disciplina auxiliam o aluno-mestre a refletir sobre a prática docente. A perspectiva dialógica bakhtiniana foi utilizada como principal aporte teórico. A abordagem da pesquisa qualitativa e a metodologia da análise documental foram assumidas para caracterizar o tratamento dado aos relatórios de estágio. Os resultados da investigação mostraram que o uso de materiais didáticos é tematizado na escrita dos relatórios de estágio, no entanto, é necessário investir na adaptação e produção de materiais que atendam aos objetivos e às características dos contextos de ensino de língua inglesa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lívia Chaves Melo, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional

Doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura. Docente da Universidade Federal do Tocantins.

Citas

Bakhtin, Mikhail. 2000. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermentina Galvão. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes.

Bakhtin, Mikhail. (Volóchinov). 2002a. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 10. ed. São Paulo, Editora Hucitec.

Bakhtin, Mikhail. 2002b. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Equipe de tradução: Aurora F. Bernardini; José P. Júnior; Augusto G. Júnior; Helena S. Nazário; Homero F. de Andrade. 5. ed. São Paulo: Hucitec.

Bakhtin, Mikhail. 2013a. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Bakhtin, Mikhail. 2013b. Questões de estilística no ensino da língua. In Questões de estilística no ensino da língua: Mikhhail Bakhtin. Tradução, posfácio e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34.

Bakhtin, Mikhail. 2016. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34.

Brait, Beth & Pistori, Maria Helena Cruz. 2012. A produtividade do conceito de gênero em Bakhtin e o Círculo. ALFA: Revista de Linguística, 56 (2), pg. 371-401. https://doi.org/10.1590/S1981-57942012000200002

Clark, Katerina & Holquist, Michal. 2008. Mikhail Bakhtin. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva.

Emerson, Caryl. 2003. Os 100 primeiros anos de Mikhail Bakhtin. Tradução de Pedro Jorgensen Jr. Rio de Janeiro: Edifel.

Farah, Barbara & Silva, Wagner Rodrigues. 2017. Professores da escola básica representados na escrita de alunos da licenciatura em Letras. Raído, Dourados, MS, 11(27), pg. 304-320. https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.6748

Fiorin, José Luiz. 2017. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2. ed. São Paulo: Contexto.

Leffa, Vilson José. 2016. Do método ao pós-método: a evolução no ensino de línguas. In Língua estrangeira: ensino e aprendizagem. Pelotas: Educat, pg. 21-48.

Lima, Diógenes Cândido. (orgs.). 2017. Ensino de Língua Inglesa: conversas com professores da escola pública. Campinas, SP: Pontes Editores.

Lispector, Clarice. 2004. A experiência maior. In Aprendendo a viver. Rio de Janeiro: Rocco, pg. 43.

Lispector, Clarice. 2004. Em busca do outro. In Aprendendo a viver. Rio de Janeiro: Rocco, pg. 66.

Melo, Lívia Chaves. 2018. Formação inicial do professor de língua inglesa a partir da abordagem do Letramento Científico no Estágio Supervisionado obrigatório. Raído, Dourados, MS, v. 12, n. 30, jul./ dez., pp. 91-104. https://doi.org/10.30612/raido.v12i30.9384

Oliveira, Luciano Amaral. 2014. Métodos de ensino de Inglês: teorias, práticas, ideologias. São Paulo: Parábola.

Oliveira, Luciano Amaral. 2015. Aula de Inglês: do planejamento à avaliação. São Paulo: Parábola.

Rojo, Roxane & Barbosa, Jacqueline P. 2015. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial.

Universidade Federal do Tocantins. Curso de Letras. 2009. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras: habilitação em Língua Inglesa e respectivas literaturas.

Volochinov, Valentin Nikolaevich. 2017. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo, ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34.

Volochinov, Valentin Nikolaevich & Bakhtin, Mikhail. 2013. A palavra na vida e a palavra na poesia: introdução ao problema da poética sociológica. In Volochinov, V. N.; Bakhtin, M. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores.

Publicado

2019-12-31

Cómo citar

Melo, L. C. (2019). Materiais didáticos aplicados no ensino de Língua Inglesa tematizados na escrita de Relatórios de Estágio. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 10(2), e34333. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.2.34333

Número

Sección

Artículos