Entre interesses e possibilidades: a aproximação da política bragantina ao Rio da Prata
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2011.2.8983Palavras-chave:
Rio da Prata, Política, DiplomaciaResumo
Em 1808, interesses antigos, aliados às novas possibilidades começaram a ser analisados para que Portugal garantisse, além de sua hegemonia na América, medidas econômicas renovadas para tentar resolver velhos problemas. O objetivo deste artigo é compreender a forma com que a Coroa portuguesa, por meio da especulação diplomática disponível à época, movimentou seu recém instalado aparato político, econômico e militar na colônia do Brasil no intuito de expandir suas imprecisas fronteiras meridionais até a região do Rio da Prata logo da chegada da Corte portuguesa em território americano.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.