Sobre as convergências teóricas na configuração da Unidade Popular
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2011.1.8251Palavras-chave:
Chile, Unidade Popular, Diferenças, ConvergênciasResumo
O problema central que este trabalho aborda é o da natureza política da Unidade Popular, que levou em 1970 Allende ao governo do Chile. Por natureza política se entende aquele conjunto de elementos ideológicos que permitem o desenvolvimento de uma proposta de transformação do regime político e das relações de poder que o sustentam. Interessa aproximar-se aos elementos políticos que permitiram que diversos partidos, de diversa tradição, chegaram a estabelecer um marco comum que buscou levar adiante um programa que declarava iniciar o caminho ao socialismo seguindo uma via política institucional alheia as rupturas revolucionarias violentas. Acredita-se que as distintas organizações que integraram a UP possuíam, a pesar de suas divergências, um conjunto de elementos comuns que convergiram em um marco histórico, político e ideológico. Esta convergência esteve relacionada com um maior peso ideológico do Partido Comunista e sua capacidade de aglutinar as organizações menores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.