Um mesmo continente, duas Américas: viajantes latino-americanos nos Estados Unidos, século XIX
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2009.1.5797Palavras-chave:
Viajantes latino-americanos, Imagem dos Estados Unidos, Identidade latino-americanaResumo
Este artigo trata das experiências de viajantes latino-americanos nos Estados Unidos durante o século XIX. Durante este período, estes viajantes que pareciam ter uma posição reservada frente à cultura anglo-saxônica, relacionaram-se com valores tais como espiritismo, afeição e solidariedade, ao contrário dos valores que acreditavam ser os indicadores da cultura norteamericana, como utilitarismo, materialismo e grosseria. Considerando esta atitude, este artigo discute de que maneira o conceito da identidade latinoamericana emerge como resultado de um encontro entre fronteiras culturais que separa estas duas Américas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.