Climate Leviathan. A Political Theory of Our Planetary Future
A Political Theory of Our Planetary Future
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2023.1.40980Palavras-chave:
Alterações Climática, Política; Leviatã, SoberaniaResumo
Todos estamos recordados das imagens dos canais de Veneza a exalar transparência e limpidez há muito impossíveis, em resultado da total paralisação da atividade económica e particularmente turista, naquela cidade do norte de Itália. Ora a pandemia de Covid-19 colocou em estado manifesto tensões e incongruências do modelo de desenvolvimento económico, assente no livre comércio e desregulação dos mercados tão caraterísticos das últimas três décadas. Tanto a pandemia como as Alterações Climáticas, convocam-nos para desafios que ultrapassam as comunidades locais e até nacionais, remetendo-nos para um necessário diálogo internacional, quiçá um premente e tão desejado novo contrato social.
Downloads
Referências
GRAMSCI, Antonio. Selections from the prison notebooks. In: PRENTKI, Tim; ABRAHAM, Nicola. The applied theatre reader. Abingdon: Routledge, 2020. p. 141-142. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429355363-27
HOBBES, Thomas. Leviatã ou Matéria: Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil. Lisboa: Imprensa da Casa da Moeda, 2002.
INNERARITY, Daniel. Política para Perplexos. Lisboa: Porto, 2019.
MANN, Geoff; WAINWRIGHT, Joel. Climate Leviathan: a political theory of our planetary future. London: Verso Books, 2018.
ROUSSEAU, Jean Jacques. O contracto social ou princípios do direito político. Lisboa: Edições Público, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Carlos Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.