Contextos ideacionais e redes ativistas em processos de difusão institucional
o caso da reforma universitária de 1918
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2021.2.37375Palavras-chave:
Difusão, Reforma, Universidade, América Latina, IdeiasResumo
Os estudos sobre difusão das políticas se tornaram mais atraentes e relevantes como forma de entender as inovações e as mudanças nas políticas públicas. Sob esse conceito, exploramos aqui um dos casos mais marcantes de difusão institucional na América Latina: o processo de transformação das universidades vinculado ao movimento de reformas que agitou a Universidade de Córdoba, na Argentina, em 1918. Os princípios dessa reforma inspiraram mudanças institucionais muito importantes e continua sendo um eixo de discussões sobre o ensino superior na região. A maioria de seus preceitos (autonomia política, co-governo estudantil, extensão e compromisso social) vive hoje e é defendida como pilares fundamentais da universidade latino-americana. Assim, a principal questão que este artigo faz é: em que a expansão do movimento de reforma universitária pode contribuir para a teoria da difusão? Nossa resposta é que, estudando a expansão da Reforma de Córdoba, é possível entender mais profundamente duas dimensões muito importantes na circulação de idéias. Primeiro, a evidência nos permite aprofundar no papel do contexto doméstico. O contexto é geralmente apontado como uma restrição ao processo de difusão (explica a distância entre o original e a cópia). No entanto, nesse caso, o contexto ideacional favoreceu a adoção da reforma. Segundo, a reconstrução histórica ajuda a entender mais plenamente o papel dos empreendedores, em geral, e o de um tipo específico de atores: as redes de ativistas, nesse caso, o movimento estudantil.
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