NOTAS PARA UM ESTUDO DE HISTORIOGRAFIA COLONIAL
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.1982.2.36182Resumo
Neste trabalho preocupei-me particularmente em confgurar o pensamento político de Luís dos Santos Vilhena, caracterizando-o como reformista iluminista através do estudo de sua obra; o autor, professor régio no Brasil no final do século XVIII, escreve um trabalho propondo à Coroa um projeto de reforma que abrange múltiplos aspectos da vida no Brasil.
Acredito que estas notas, mesmo destacadas de seu contexto original, possam oferecer interesse metodológico, além de contribuir para divulgar o notável trabalho de Vilhena entre pesquisadores do período colonial.
Tanto mais que, segundo José Honório Rodrigues, "a historiografia brasileira não tomou conhecimento da obra de Vilhena e não incorporou sua informação e interpretação ao conjunto da história brasileira." LCJ
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1982 Leopoldo Collor Jobim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.