Projetos editoriais e iniciativas intelectuais para a circulação e legitimação do pensamento cultural de Jorge Mañach durante a primeira metade do século XX cubano
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2020.2.35246Palavras-chave:
Jorge Mañach; projetos editoriais; Cuba; século XX.Resumo
Este artigo analisa a paisagem cultural da primeira metade do século XX cubano a partir de uma perspectiva ancorada na sociologia histórica do conhecimento científico, na história da literatura, na ciência e no pensamento, na teoria da arte e na sociologia da cultura. Toma como desculpa o ensaio cultural de Jorge Mañach e sua vinculação com projetos editoriais como a revista avançada e iniciativas intelectuais como a Universidad del Aire para delimitar o impacto desses momentos no processo gradual de autonomia e legitimação do pensamento cultural cubano evidente no trabalho deste autor. Também ajuda a revelar as formas específicas de sociabilidade intelectual, geradas a partir da vida e obra deste autor.
Downloads
Referências
Acha, J. (1993). Las culturas estéticas en América Latina. México D. F.: UNAM.
Altamirano, C. (2010). Élites culturales en el siglo XX latinoamericano Historia de los intelectuales en América Latina (Vol. II, pp. 9-28). Argentina: Katz Editores.
Bergel, M. y. R. M. (2010). América Latina como práctica. Modos de sociabilidad intelectual de los reformistas universitarios (1918-1930). Historia de los intelectuales en América Latina (Vol. II). Argentina: Katz Editores.
Cairo Ballester, A. (1979). El Grupo Minorista y su tiempo. La Habana: Ciencias Sociales.
Díaz Acosta, N. (2001). Universidad del Aire (conferencias y cursos). La Habana: Editorial Ciencias Sociales.
Dosse, F. (2007). La marcha de las ideas. Historia de los intelectuales, historia intelectual. Valencia: Universitàt de Valencia.
Gramsci, A. (1972). Los intelectuales y la organización de la cultura. Buenos Aires: Nueva Visión.
Instituto, d. L. y. L. (2003). Historia de la Literatura cubana (Vol. II). La Habana: Editorial Letras Cubanas.
López, O. L. (1998). La radio en Cuba (2da Edición ed.). La Habana: Editorial Letras Cubanas.
Manzoni, C. (2001). Un dilema cubano: nacionalismo y vanguardia. La Habana: Fondo Editorial Casa de las Américas.
Mañach Robato, J. (1944). Historia y estilo. La Habana: Editorial Minerva.
Terán, O. (2010). Amauta: vanguardia y revolución. Historia de los intelectuales en América Latina (Vol. II). Argentina: Katz Editores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Yaneidys Arencibia Coloma
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.