“A Constituição de 1988 os paradoxos da democracia brasileira” – entrevista com Olivier Dabène
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2018.2.31190Resumo
Olivier Dabène é doutor em Ciência Política pelo Institut d’Études Politiques de Grenoble (Sciences Po – Grenoble). Atualmente é professor do Institut d’Études Politiques de Paris (Sciences Po – Paris), onde atua desde 2005. Dabène é fundador e presidente do Observatório político da América Latina e Caribe (OPALC). Foi professor convidado em diversas universidades no exterior, inclusive no Brasil. Convém ainda destacar a sua atuação enquanto responsável cultural no Consulado da França em São Paulo-SP, Brasil, entre 2000 e 2002. Suas pesquisas se voltam para a análise dos processos de integração regional nas Américas e da democracia na América Latina.
Downloads
Referências
BASTIDE, Roger. Trois livres sur le Brésil. Revue Française de Science Politique, 1955, n. 1, p. 110-118.
COUFFIGNAL, Georges. La nouvelle Amérique latine. Laboratoire politique de l’Occident. Paris: Presses de Sciences Po, 2013.
LATINOBARÓMETRO. Informe Latinobarómetro 2016, 2 sept. 2016. <http://www.latinobarometro.org/latNewsShowMore.jsp?evYEAR=2016&evMONTH=9>.
MONCLAIRE, Stéphane; BARROS FILHO, Clóvis de. Brésil: l’écriture d’une constitution. Politix, v. 1, n. 2, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Teresa Cristina Schneider Marques, Fredéric Louault
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.