A ICONOGRAFIA DO SACRÍFICIO NA OBRA DE MIGUEL VON DANGEL
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.1997.2.28276Resumo
O trabalho do artista venezuelano Miguel vonDangel (nascido em 1946) é polêmico. Inesperadamente introduz “encontrar assuntos” e emplasta em suas obras, que têm um caráter sacral, prejudicando o espectador médio que espera que os valores estéticos, usados para o fato de que a grande parte da arte do século XX é dedicada aos assuntos não substanciais, às vezes, muito pessoal e principalmente interessante pela sua forma. Neste contexto o seu trabalho “cão crucificado” foi reconhecido como um escândalo comentou pela imprensa, ecausou reação pública crítica como uma blasfêmia. Mas a leitura conceitualdesse trabalho, e de muitas outras propostas da artista, permite descobrir um sentido muito profundo de sua criatividade na base do simbolismo primitivo preservado desde o tempo do esquecimento em nosso subconsciente, e continuou em forma camuflada na arte cristã de nos últimos séculos. Miguel vonDangel representou Venezuela em 1993 na Bienal de Veneza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Anna Gradowska
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.