A ICONOGRAFIA DO SACRÍFICIO NA OBRA DE MIGUEL VON DANGEL
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.1997.2.28276Resumo
O trabalho do artista venezuelano Miguel vonDangel (nascido em 1946) é polêmico. Inesperadamente introduz “encontrar assuntos” e emplasta em suas obras, que têm um caráter sacral, prejudicando o espectador médio que espera que os valores estéticos, usados para o fato de que a grande parte da arte do século XX é dedicada aos assuntos não substanciais, às vezes, muito pessoal e principalmente interessante pela sua forma. Neste contexto o seu trabalho “cão crucificado” foi reconhecido como um escândalo comentou pela imprensa, ecausou reação pública crítica como uma blasfêmia. Mas a leitura conceitualdesse trabalho, e de muitas outras propostas da artista, permite descobrir um sentido muito profundo de sua criatividade na base do simbolismo primitivo preservado desde o tempo do esquecimento em nosso subconsciente, e continuou em forma camuflada na arte cristã de nos últimos séculos. Miguel vonDangel representou Venezuela em 1993 na Bienal de Veneza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Anna Gradowska
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.