A ICONOGRAFIA DO SACRÍFICIO NA OBRA DE MIGUEL VON DANGEL

Autores

  • Anna Gradowska

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.1997.2.28276

Resumo

O trabalho do artista venezuelano Miguel vonDangel (nascido em 1946) é polêmico. Inesperadamente introduz “encontrar assuntos” e emplasta em suas obras, que têm um caráter sacral, prejudicando o espectador médio que espera que os valores estéticos, usados para o fato de que a grande parte da arte do século XX é dedicada aos assuntos não substanciais, às vezes, muito pessoal e principalmente interessante pela sua forma. Neste contexto o seu trabalho “cão crucificado” foi reconhecido como um escândalo comentou pela imprensa, ecausou reação pública crítica como uma blasfêmia. Mas a leitura conceitualdesse trabalho, e de muitas outras propostas da artista, permite descobrir um sentido muito profundo de sua criatividade na base do simbolismo primitivo preservado desde o tempo do esquecimento em nosso subconsciente, e continuou em forma camuflada na arte cristã de nos últimos séculos. Miguel vonDangel representou Venezuela em 1993 na Bienal de Veneza.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1997-12-31

Como Citar

Gradowska, A. (1997). A ICONOGRAFIA DO SACRÍFICIO NA OBRA DE MIGUEL VON DANGEL. Estudos Ibero-Americanos, 23(2), 83–107. https://doi.org/10.15448/1980-864X.1997.2.28276

Edição

Seção

Artigos