As famílias dos homens. Os trânsitos do humanismo na fotografia internacional e brasileira

Autores

  • Erika Zerwes MAC USP

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2018.1.26642

Palavras-chave:

fotografia humanista, Claudia Andujar, agência Magnum, Family of Man.

Resumo

Este artigo analisa três iniciativas fotográficas com o objetivo de discutir algumas das manifestações da fotografia humanista no pós Segunda Guerra Mundial, e suas relações com o conflito. Partindo de uma das primeiras séries fotográficas realizada por Claudia Andujar, sobre famílias brasileiras (1960-62), busca-se identificar relações possíveis com a série de reportagens People are people the world over (1948-49), e com a exposição Family of Man (1955), e assim estabelecer um diálogo entre a trajetória da fotógrafa radicada no Brasil e o movimento da fotografia humanista, especificamente em sua vertente desenvolvida nos EUA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Zerwes, MAC USP

Doutora em História pelo IFCH UNICAMP. Pós Doutoranda no MAC USP, bolsista FAPESP

Referências

ASSOULINE, Pierre. Cartier-Bresson, o olhar do século. São Paulo: L&PM, 2008.

BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Difel, 2003.

BEAUMONT-MAILLET, Laure; DENOYELLE, Françoise (Eds.). La Photographie Humaniste, 1945-1968. Autour d’Izis, Boubat, Brassaï, Doisneau, Ronis... Éditions de la BNF, 2006.

BONI, Paulo César. Entrevista: Claudia Andujar. Discursos fotográficos, Londrina, v. 6, n. 9, p. 249-273, jul.-dez. 2010.

BRENNEN, Bonnie; HARDT, Hanno (Eds.). Picturing the Past. Media, history and photography. Chicago: University of Illinois Press, 1999.

CAPA, Cornell (Ed.). The Concerned Photographer. The photographs of Werner Bischof, Robert Capa, David Seymour, Andre Kertesz, Leonard Freed, Dan Weiner. New York: Grossman, 1968.

DE THÉZY, Marie. Le Groupe des XV: Un moment de la photographie française. Les Cahiers de la Photographie, n. 9, 1983.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Pueblos expuestos, pueblos figurantes. Buenos Aires: Manantial, 2014.

FRIZOT Michel (Ed.). The New History of Photography. Köln: Köneman, 1998. History of Photography, n. 29, 2005.

JAY, Bill. The Romantic Machine: Towards a Definition of Humanism in Photography. The Massachusetts Review, v. 19, n. 4, winter 1978, p. 647-662.

Ladies’ Home Journal, v. LXV, n. 5, maio 1948; v. LXV, n. 7, jul. 1948; v. LXV, n. 12, dez. 1948; v. LXVI, n. 4, abr. 1949.

LEMAGNY, Jean-Claude, ROUILLE, André (Eds.). Histoire de la Photographie. Paris: Larousse, 1998.

LIGHT, Ken (Ed.). Witness in our Time, Working lives of documentary photographers. Washington, New York: Smithsonian Book, 2000.

MAUAD, Ana Maria. Imagens possíveis – Fotografia e memória em Claudia Andujar. Revista EcoPos, v. 15, n. 1, p. 124-145.

MILLER, Russel. Magnum, Fifty Years at the Front Line of History. New York: Grove Press, 1997.

MORRIS, John G. Get The Picture, A personal history of photojournalism. Chicago and London: University of Chicago Press, 2002.

NOGUEIRA, Thyago (Org.). Claudia Andujar. No lugar do outro. São Paulo: IMS, 2015.

SANDEEN, Eric J. Picturing An Exhibition: The Family of Man and 1950s America. Albuquerque: University of New Mexico Press, 1995.

SEKULA, Allan. The Traffic in Photographs. Art Journal, v. 41, n. 1, spring 1981.

SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo: Cia das Letras, 2004.

STEICHEN, Edward (Ed.). The Family of Man. New York: The Museum of Modern Art, 2010.

STEINBECK, John; CAPA, Robert. Um diário russo. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

YOUNG, Cynthia (Ed.). We Went Back. Photographs from Europe 1933-1956 by Chim. New York: ICP/Prestel, 2013.

ZERWES, Erika. Tempo de Guerra. Cultura visual e cultura política nas fotografias de guerra dos fundadores da Magnum. Tese de Doutorado. IFCH-UNICAMP, 2013. 2 v.

ZERWES, Erika. A fotografia humanista e a construção de uma historiografia sobre a fotografia latino-americana. História: Debates e Tendências, v. 02, 2016. (no prelo).

Downloads

Publicado

2018-04-18

Como Citar

Zerwes, E. (2018). As famílias dos homens. Os trânsitos do humanismo na fotografia internacional e brasileira. Estudos Ibero-Americanos, 44(1), 149–161. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2018.1.26642

Edição

Seção

Dossiê - Fotografia, Cultura Visual e História: perspectivas teóricas e metodológicas