Deus e o Diabo na Fronteira com os gentios
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2000.s.25190Palavras-chave:
Fronteira, Cultura, Moral, PecadoResumo
Esta reflexão sobre a fronteira cultural entre índios e brancos, nos séculos XVI e XVII, é baseada nos mitos indígenas, nas cartas e ânuas dos missionários e nos compêndios de teologia moral. Os cristãos criaram uma sociedade, como um espaço cristão, onde o índio deveria ser incorporado. Os que ficavam no espaço exterior pertenciam às hostes do Demônio e deveriam ser convertidos ou eliminados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Moacyr Flores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.