A colônia portuguesa na cidade do Rio Grande: fragmentos de uma identidade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2000.1.24788Palavras-chave:
Colonização portuguesa, Portugueses no Rio Grande, Imprensa lusitanaResumo
Arcabouço fundamental à estruturação da sociedade rio-grandina, a presença lusitana deitou profundas raízes sobre a evolução e as diversas conjunturas históricas da cidade do Rio Grande. Na virada do século XIX, a colônia portuguesa buscava demarcar sua identidade, inclusive por meio da imprensa, através da qual se pode observar alguns fragmentos das vivências cotidianas e das relações sociais, econômicas e político-ideológicas desta população. O estudo destes fragmentos constitui-se no objetivo desta pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Francisco das Neves Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.