A Primeira Missa revisitada nos 500 anos
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2000.2.24776Palavras-chave:
Missa, Vitor Meireles, Descobrimento, Paisagem, Arte brasileira, Século XIXResumo
O texto discute a pintura 'Primeira Missa', de Vitor Meireles, enquanto forma de ilustração alusiva ao descobrimento europeu do Brasil e um de seus mais importantes ícones, por seu papel na formação do imaginário de nossa história nacional. Como procedimento metodológico, procuramos fazer uma leitura da composição do quadro para dela extrair significados a partir da forma, sustentando essa leitura na análise das questões essenciais da linguagem artística visual – desenho, composição e pintura –, e destacando aspectos relevantes do discurso liberado pela pintura, circunstanciando a produção da obra e sua exibição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Valéria Salgueiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.