A pedagogia científica em finais do século XIX: alguma leitura e escrita do debate português
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2001.1.24513Palavras-chave:
Educação, Ciência, PortugalResumo
O texto aqui apresentado tem por objetivo traçar os contornos do debate ocorrido em Portugal na fronteira entre os séculos XIX e XX. Naquela altura, os imperativos do desenvolvimento científico e tecnológico alçavam a educação ao patamar de alicerce da prosperidade nacional. Supunha-se que Portugal se atrasara em relação aos demais países europeus por não ter sido capaz de construir, pela ampliação e divulgação da cultura, uma civilização pautada perante critérios científicos. O debate sobre a extensão da escola para camadas cada vez mais amplas da população assume tonalidade diferenciada quando os teóricos da pedagogia emprestam linguagens de diferentes áreas para constituir um mosaico daquilo que, desde então, se passaria a chamar "ciência da educação".
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.