A interpretação étnica na Arqueologia dos caçadores-coletores da região do Prata
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2001.2.24436Palavras-chave:
Identidade étnica, Arqueologia, Sociedades de caçadores-coletoresResumo
Durante o século XIX, os índios Charrua e Minuano participaram ativamente da fixação das fronteiras nacionais na região do Prata. A consolidação dos estados nacionais transformou estes grupos de caçadores-coletores em elementos sociais considerados fora-da-lei, traidores e rebeldes. Somente após de seu extermínio, os Charrua e Minuano foram incorporados à identidade cultural das populações atuais e tornaram-se símbolo da resistência e da liberdade da população da Campanha.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.