O protagonismo midiático da multidão nos movimentos sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2016.3.23604

Palavras-chave:

movimentos sociais, multidão, sociologia das mídias, redes sociais electrônicas

Resumo

A importância adquirida por movimentos sociais e pela sua expressão multitudinária e midiática na vida política e social de países como o Egito, a Tunísia, o Brasil, a Turquia ou a Ucrânia é aceita com unanimidade pelos analistas na imprensa e nos estudos acadêmicos. Este artigo pretende refletir sobre aspectos que, todavia, não parecem estar devidamente identificados e estabelecidos: o momento de multidão como, ainda e sempre, o ponto de viragem no impacto de um movimento social; a relevância da multidão para além do eventual fracasso dos objetivos que a motivaram; a explicação da manutenção da importância das midias “tradicionais” na era da Internet e das redes sociais eletrônicas; a filiação histórica das principais características do fenômeno multitudinário e o acento correto no que é realmente novo, caso do marcado empoderamento do indivíduo em algumas multidões contemporâneas, como as do Brasil em 2013, e a fluidez do ativismo nas democracias desenvolvidas.

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Biografia do Autor

Eduardo Cintra Torres, Universidade Católica Portuguesa

Professor Auxiliar Convidado

Faculdade de Ciências Humanas

Universidade Católica Portuguesa

Investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC).

Autor de 16 livros. Artigos em revistas portuguesas e internacionais (Brasil, Inglaterra, Canadá, França).

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Publicado

2016-11-24

Como Citar

Torres, E. C. (2016). O protagonismo midiático da multidão nos movimentos sociais. Estudos Ibero-Americanos, 42(3), 1219–1245. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2016.3.23604