Laços humanos, política e história – Uma entrevista com Wolfgang Heuer
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2015.1.21691Resumo
No fechamento desse dossiê temático, voltado aos estudos dos laços sociais, a breve entrevista com o professor Wolfgang Heuer aqui apresentada busca debater temas cada dia mais presentes em um mundo que experimenta crises sociais, políticas e econômicas, que vê um fortalecimento e exposição cada vez maior do racismo e do extremismo como sombras sobre o as sociedades, que vê mesmo valores ligados à democracia serem rifados em nome de paixões e alinhamentos políticos rasteiros. Além disso, temas como a pesquisa da obra de Hannah Arendt e os jubileus das Guerras Mundiais são abordados na entrevista. Professor livre-docente da Universidade Livre de Berlim (Freie Universität Berlin), do Instituto de Ciência Política Otto-Suhr, Heuer tem se dedicado ao estudo de aspectos singulares desses laços políticos e sociais, pensando questões como a violência, o exercício e o desenvolvimento da responsabilidade e da integridade a partir de temas diversos, desde a situação de refugiados políticos, passando pela fundamentação dos direitos humanos, até a responsabilidade social de empresas e corporações.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Sobre a Violência. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
_____. O que é Política? Rio de Janeiro: Bertrand, 2004.
ARISTÓTELES. A Política. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
CLARK, Christopher. Os Sonâmbulos – Como eclodiu a Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Cia. das Letras, 2014.
HEUER, Wolfgang. Hannah Arendt. Hamburg: Rowolt, 1987.
_____. Citizen: Politische Integrität und politisches Handeln – Eine Rekonstruktion des politischen Humanismus Hannah Arendts. Berlin: Akademie, 1992.
_____. Couragiertes Handeln. Hamburg: Rowolt, 2002.
HEUER, Wolfgang; HEITER, Bernd; ROSENMÜLLER, Stefanie (Org.). Arendt-Handbuch. Stuttgart: Metzler, 2011.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim Falou Zaratustra. São Paulo: Martin Claret, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.