Imagens do Brasil, nos anos de 1955-1956, na visão do poeta surrealista e viajante francês Benjamin Péret
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2012.s.12462Palavras-chave:
Benjamin Péret, Brasil, ViagemResumo
O poeta surrealista francês Benjamin Péret morou duas vezes no Brasil: em 1929-1931 e em 1955-1956. Após um breve relato de sua agitada e multifacetada trajetória de vida (1899-1959), o presente trabalho objetiva dar uma ideia da imagem (e das imagens) que, em seus escritos, Benjamin Péret ofereceu do Brasil urbano durante parte de sua segunda permanência no Brasil. Baseado em sua correspondência (complementada, quando necessário, com outros documentos), este artigo concentra-se em dois aspectos: por um lado, sua visão do Rio de Janeiro (às vezes contrastada com suas lembranças de sua primeira estada, nos anos 1929- 1931); por outro lado, suas anotações e comentários relativos à viagem que o levou às capitais do Norte e Nordeste. Encerra apresentando o balanço que o escritor francês fez de sua segunda estada brasileira.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.