Mercantilização do ensino superior

Uma análise de cursos de Serviço Social a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2023.1.43247

Palavras-chave:

ensino a distância, serviço social, mercantilização do ensino superior

Resumo

O artigo analisa as páginas dos sites de sete instituições brasileiras que oferecem cursos de Serviço Social a distância e que são acessíveis à população de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Os dados revelam que as principais estratégias de promoção dos cursos centram-se em aspectos econômicos como valor da mensalidade, oportunidades de bolsas de estudo e oferecimento de descontos. O pouco espaço para apresentação do currículo e da formação profi ssional sinaliza um distanciamento do projeto ético-político do Serviço Social brasileiro, comprometido com uma educação laica, gratuita, crítica e de qualidade.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Pereira Farias, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, MG, Brasil.

Assistente social. Doutora em Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, SP, Brasil. Professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa, MG, Brasil.

Lídia de Jesus Souza, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, MG, Brasil.

Graduada em Serviço Social e mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa, MG, Brasil.

Elisângela Aparecida da Silva, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, MG, Brasil.

Estudante do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa, MG, Brasil.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

de Cássia Pereira Farias, R., de Jesus Souza, L., & Aparecida da Silva, E. (2023). Mercantilização do ensino superior: Uma análise de cursos de Serviço Social a distância. Textos & Contextos (Porto Alegre), 22(1), e43247. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2023.1.43247

Edição

Seção

Artigos e Ensaios