O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente como espaço de construção de cidadania
Resumo
Este artigo visa contribuir na reflexão sobre os Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescentes como espaço propício à construção da cidadania. Nosso objetivo é mostrar que os Conselhos de Direitos sofrem de um esvaziamento e de uma retração que diz respeito à participação popular efetiva. O texto tem por base uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, da PUCRS, e possibilitou-nos a compreensão de que a prática dos conselhos municipais reflete, de um modo geral, a trajetória brasileira de constituição da cidadania respaldada por práticas associadas à escravidão e à passividade da população. Numa síntese provisória, compreendemos que a construção da cidadania pode ser possibilitada pelos conselheiros que se disponham a repensar sua prática na condução das reuniões e deliberações dos Conselhos Municipais, permitindo a participação ativa da população.Palavras-chave – Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescentes. Participação popular. Cidadania.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.