Da Escrita Linear À Escrita Digital: Atravessamentos Profissionais

Autores

  • Alzira Maria Baptista Lewgoy
  • Marina Patrício de Arruda

Resumo


As Novas Tecnologias inauguram uma era digital que se materializa na complexidade dos atuais processos de trabalho que desafiam os professores à renovação de sua própria prática profissional. Se, por um lado, o avanço tecnológico imprime mudanças significativas no modo de agir humano, por outro, o binômio novas tecnologias e educação superior constituem um recente conjunto de experiências enquanto processo de ensino-aprendizagem, desafiando-nos a repensar a nossa prática docente neste início de século. Nessa medida, este estudo considera as concepções teóricas de Pierre Lévy como possibilidade de apresentar algumas considerações teórico-metodológicas introdutórias para nossas respectivas teses de doutorado. O objetivo deste trabalho é refletir sobre o fenômeno da escrita digital e os atravessamentos profissionais que esta possibilidade de comunicação propicia aos professores das mais diferentes áreas da educação. Neste exercício de co-autoria, buscamos também tecer considerações sobre a emergência de uma inteligência coletiva e sua condição elementar que é a de compartilhar conhecimentos, para que, nesse movimento, possamos compreender o desenvolvimento humano de forma associada à evolução das técnicas de comunicação.
Palavras-chave: Escrita digital. Prática profissional. Inteligência coletiva.

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Publicado

2006-10-24

Como Citar

Lewgoy, A. M. B., & Arruda, M. P. de. (2006). Da Escrita Linear À Escrita Digital: Atravessamentos Profissionais. Textos & Contextos (Porto Alegre), 2(1), 1–10. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fass/article/view/955

Edição

Seção

Serviço Social e as Transformações Sociais no Mundo