Responsabilidade Social das empresas: a contraface da sociedade civil e da cidadania

Autores

  • Ivete Simionatto
  • Mariana Pfeifer

Resumo

O artigo tem como objeto o estudo das mudanças que vêm ocorrendo nas relações entre Estado e sociedade civil e sua manifestação específica nas propostas articuladas em torno da responsabilidade social das empresas. Parte-se da hipótese de que estas práticas vêm contribuindo para a formação de consensos que fortalecem a hegemonia do capital na atualidade, mediante a redução do papel do Estado e o fortalecimento da esfera privada como setor de regulação social. Este cenário indica mudanças nas relações entre Estado e sociedade civil, uma vez que a responsabilidade social das empresas manifesta-se como uma nova proposta de sociabilidade e de resposta às expressões da questão social. Por fim, identifica-se que os serviços sociais oferecidos através da responsabilidade social fortalecem o campo do voluntariado, da solidariedade e das instituições do terceiro setor, precarizam o trabalho do Assistente Social com rebatimentos na esfera da cidadania e dos demais valores e princípios que sustentam o projeto ético-político da profissão.

Palavras-chave – Sociedade civil. Responsabilidade social. Cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-11-23

Como Citar

Simionatto, I., & Pfeifer, M. (2006). Responsabilidade Social das empresas: a contraface da sociedade civil e da cidadania. Textos & Contextos (Porto Alegre), 5(1), 1–20. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fass/article/view/1016

Edição

Seção

Novas Configurações da Esfera Pública