Fenômeno Bullying: desvendando esta violência nas escolas públicas de Porto Alegre

Autores/as

  • Andréia Mendes dos Santos
  • Patrícia Krieger Grossi PUCRS

Resumen

Bullying é uma palavra inglesa que foi adotada em diversos países para se referir à intimidação. Brigas, ofensas, comentários maldosos, agressões físicas e psicológicas, repressão são tipos de violência geralmente associados à infância. Estudos indicam que brincadeiras de mau gosto podem gerar conseqüências sérias como baixa auto-estima, novas fontes de violência e, inclusive, casos de suicídio. Este estudo vem sendo desenvolvido desde julho de 2007 em quatro escolas publicas da cidade de Porto Alegre – RS, totalizando 192 alunos participantes. Através de questionário e grupos focais observou-se que mais de 70% dos alunos percebem a existência de preconceitos no ambiente escolar e quase 40% consideram regular/ ruim/ péssimo as relações na escola, refletindo o mal-estar do estudante em relação à escola. Essa dinâmica vem levando cada vez mais jovens ao isolamento e a exclusão.

Palavras-chave: bullying, violência, juventude.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2009-01-28

Cómo citar

dos Santos, A. M., & Grossi, P. K. (2009). Fenômeno Bullying: desvendando esta violência nas escolas públicas de Porto Alegre. Textos & Contextos (Porto Alegre), 7(2), 286–301. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fass/article/view/4827

Número

Sección

Escola e produção de significados sociais

Artículos más leídos del mismo autor/a