Violência no meio escolar: a inclusão social através da educação para a paz
Resumo
O presente trabalho é resultante de uma pesquisa realizada em dez escolas da rede municipal e estadual de Porto Alegre, que participam de um projeto interdisciplinar e interinstitucional, envolvendo a Secretaria Estadual e Municipal de Educação, a 3ª Vara da Infância e da Juventude de Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde, através do NASCA, a Fundação de Assistência Social e Cidadania, através do PEMSE e a PUCRS, através da Faculdade de Serviço Social. A pesquisa, de natureza qualitativa e participante, teve como objetivo avaliar de que forma a sensibilização e capacitação dos professores em educação para paz contribuiu no desenvolvimento de ações preventivas à violência. Os procedimentos metodológicos envolveram entrevistas semi-estruturadas com o corpo diretivo, docente e de apoio, visitas a campo nas escolas, grupos focais com alunos e registro das reuniões com os participantes. Os dados foram gravados e transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados apontam que a educação para a paz é um processo que necessita ser fortalecido, pois ela tem demonstrado resultados positivos como a melhoria no clima de convívio escolar e inclusão da comunidade escolar.Palavras-chave – Violência. Escolas. Educação para a paz. Direitos humanos. Inclusão social.
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Publicado
2006-10-26
Como Citar
Grossi, P. K., Aguinsky, B. G., Brancher, L., Oliveira, S. B. de, & Schneider, G. (2006). Violência no meio escolar: a inclusão social através da educação para a paz. Textos & Contextos (Porto Alegre), 4(1), 1–16. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fass/article/view/992
Edição
Seção
Entre a Exclusão e a Inclusão Social