Vulnerabilidade Educacional e Vulnerabilidade Acadêmica
Aspectos conceituas e empíricos
DOI:
https://doi.org/10.15448/1677-9509.2020.2.37292Palabras clave:
Vulnerabilidade social, vulnerabilidade educacional, vulnerabilidade acadêmicaResumen
Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de vulnerabilidade aplicado ao âmbito educacional, especialmente, ao ensino superior. Trata-se de um estudo fundamentado na revisão bibliográfica e análise crítica. O objetivo é possibilitar alternativas politizadoras à sua acepção, compreendendo as diferentes definições conceituais, o sentido predominante e limitador propiciado ao conceito, o qual é incorporado pelas políticas sociais. O debate sobre a vulnerabilidade, em âmbito acadêmico, revela problemáticas específicas e inter-relacionadas em relação ao acesso, permanência/evasão e conclusão do ensino superior. O aporte teórico fundamental oferece consistência às propostas e possibilidades interventivas, a partir de metodologias específicas.
Descargas
Citas
CASTEL. Robert. A Dinâmica dos processos de Marginalização: Da Vulnerabilidade a “Desfiliação”. Tradução Ida Maria Thereza S. Frank. [S. l.: s. n.], 1997. disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/crh/article/view/18664/12038. Acesso em: 07 jan. 2020.
DIEESE. Aspectos Conceituais da Vulnerabilidade Social. Contrato SPPE- MTE/DIEESE/IE-UNICAMP-FUNCAMP. 2007. Disponível em: https://docplayer.com.br/8044969-Aspectos-conceituais-da-vulnerabilidade-social- convenio-mte-dieese.html. Acesso em: 13 ago. 2018.
KAZTMAN, Rubén. Seducidos y abandonados: el aislamiento social de los pobres urbanos. Revista de la CEPAL, Santiago do Chile, n.75, p.171-189, dez. 2001. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/handle/11362/10782. Acesso em: 21 set. 2017. https://doi.org/10.18356/16a0b21c-es
KAZTMAN, Rubén (coord.). Activos y estructura de oportunidades: estudios sobre las raíces de la vulnerabilidad social en Uruguay. Uruguay: PNUD- Uruguay e CEPAL-Oficina de Montevideo, 1999b. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/handle/11362/28651. Acesso em: 17 set. 2017.
MOSER, C. The asset vulnerability framework: reassessing urban poverty reduction strategies. World Development, [on line}, [s. l.], v.26, n.1, p. 1-19, 1998. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0305750X97100158. Acesso em: 07 de jan. 2020. https://doi.org/10.1016/S0305-750X(97)10015-8
NETTO, José. Paulo. Desigualdade, pobreza e serviço social. Em Pauta, Rio de Janeiro, n. 19, p.135-170, 2007. Disponível em: https://www.e- publicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/download/190/213. Acesso em: 07 de jan. 2020
SEN, Amartya. Desigualdade reexaminada. Rio de Janeiro: Edit; São Paulo: Record, 2001.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.