O asseguramento dos direitos sociais a partir da política de Assistência Social para populações em situação de rua
DOI:
https://doi.org/10.15448/1677-9509.2020.1.37189Palabras clave:
Assistência Social, População em Situação de Rua, Asseguramento.Resumen
Este texto tem por objetivo apresentar, na trajetória histórica brasileira, desde a Constituição Federal de 1988, os processos e o asseguramento dos direitos da população em situação de rua, sob a perspectiva da política pública de Assistência Social. A partir do arcabouço legal, aponta a restrição de acesso e a necessidade de estrutura para o atendimento das demandas dessa população. É na resistência e nas diferentes formas de manifestação desta população que se tem a contribuição para o processo de garantia dos direitos sociais. No entanto, além de problematizar desafios, destaca também as conquistas junto à política de Assistência Social.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, Flávia. Ato em São Paulo lembra 11 anos do massacre de moradores de rua na Praça da Sé. Agência Brasil, São Paulo, 19 ago. 2015.Disponível em:http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-08/ato-em-sao-paulo-lembra-11-anos-da-massacre-de-moradores-de-rua-na-praca-da-se. Acesso em: 17 fev. 2020
BOVE, Cristina; FIGUEIREDO, Gladston. População de rua. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR e Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais – Flacso Brasil. Brasília, 2015. (Coleção Caravana de Educação em Direitos Humanos).
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Brasília, DF, MDS/SNAS/PNAS, nov. 2004.
BRASIL.Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação. Secretaria Nacional de Assistência Social.I Encontro Nacional sobre População em Situação de Rua. Brasília, DF: MDS, SAGI, SNAS, 2006a.
BRASIL. Presidência da República. Lei 11.258, de 30 de dezembro de 2005. Altera a Lei 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social para acrescentar o serviço de atendimento às pessoas que vivem em situação de rua. Diário Oficial da União, Brasília, n. 1, seção p 1, p. 1, 2 jan. 2006b.
BRASIL. Presidência da República.Decreto nº 7053, de 23 de dezembro de 2009. Política Nacional para População em Situação de Rua. Brasília, dez. 2009a.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. Secretaria Nacional de Assistência Social. Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação. Relatório do II Encontro Nacional sobre População em Situação de Rua. Aldaíza Sposati e Ana Paula Motta Costa (assessoras). Brasília, 2009b.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Norma Operacional Básica (NOB/SUAS). Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Brasília, DF, MDS/SNAS, dez. 2012.
IAMAMOTO, M. V. O serviço social no capitalismo. Temporalis, Brasília, ABEPSS, a. II, n. 3, p. 09-32, 2004.
NUNES, Rodrigo dos Santos. Processo de rualização como expressão da questão social em Gravataí: a interface da Política de Assistência Social no Herbert de Souza. Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social. Gravataí: ULBRA, 2010.
NUNES, Rodrigo dos Santos. Como a população em situação de rua está contemplada no processo de vigilância socioassistencial? Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, PUCRS, Porto Alegre, 2019.
NUNES, Rodrigo dos Santos; SILVA, Priscila Klein da; ALMEIDA, Vanessa Benedet de. Intersetorialidade: uma estratégia a partir do processo de consultoria e assessoria?Anais do III SERPINF e I SENPINF. Porto Alegre: Edipucrs, 2016. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/serpinf/2016/assets/25.pdf. Acesso em: 17 fev. 2020.
PEREIRA, Potyara Amazoneida Pereira. Necessidades humanas: subsídios à crítica dos mínimos sociais. São Paulo: Cortez, 2000.
PORTO ALEGRE. Decreto nº 19.282, de 7 de janeiro de 2016.Aprova o Regimento Interno do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua – Comitê POPRUA. Porto Alegre, 2016.
PRATES, Jane Cruz; PRATES, Flavio Cruz; MACHADO, Simone. Populações em situação de rua:os processos de exclusão e inclusão precária vivenciados por esse segmento.Temporalis, Brasília (DF), ano 11, n. 22, p. 191-215, jul./dez. 2011.
UFRGS. FASC. PMPA. Cadastro e mundo da população adulta em situação de rua de Porto Alegre/RS. Relatório Final. IFCH/UFRGS. Porto Alegre, dez. 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.