O Escola sem Partido enquanto proposta de esvaziamento da educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2020.1.36704

Palabras clave:

Educação, Escola sem Partido, Neutralidade

Resumen

A nossa sociedade é composta por uma série de determinantes ideológicos que revelam, em sua maioria, um caráter conservador, buscando direcionar a capacidade reflexiva dos indivíduos para a legitimação dos interesses da classe dominante. No Brasil, este direcionamento vem sendo enveredado pelo Projeto de Lei n° 867 de 2015 que institui o programa Escola sem Partido e pelo Projeto de Lei nº 246 de 2019, o qual inova ao instituir como direito das(os) estudantes a gravação das aulas. Assim, problematizar os pressupostos deste projeto, que também se configura como um movimento, constitui o objetivo deste artigo. Para efeito de elaboração de contrapontos a esta proposta de esvaziamento da educação, realizamos uma revisão de literatura tendo como base a teoria social crítica. Dessa maneira, buscamos evidenciar a incongruência do Escola sem Partido com a essência emancipadora e política da educação.

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Biografía del autor/a

Luciene Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, RN

Bacharela em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) (2017). Bolsista Capes no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais da UERN. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas (GEPP/UERN).

Andrezza Rocha da Silva, Pesquisadora autônoma

Bacharela em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Gilcélia Batista de Góis, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, RN

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2013). Professora adjunta IV na Faculdade de Serviço Social da UERN e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais (PPGSSDS). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Terceira Idade (NEPTI/UERN) e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas (GEPP/UERN).

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Publicado

2020-10-28

Cómo citar

Araújo, L., da Silva, A. R., & de Góis, G. B. (2020). O Escola sem Partido enquanto proposta de esvaziamento da educação. Textos & Contextos (Porto Alegre), 19(1), e36704. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2020.1.36704

Número

Sección

Artigos e Ensaios