Formação acadêmica e seu vínculo à práxis no Serviço Social
Resumen
O Serviço Social vive da tensão entre conhecimento teórico-objetivo e um saber que nasce da intervenção profissional na realidade social. Em contrapartida à histórica do Serviço Social no Brasil, a formação do Assistente Social na Alemanha vem lutando, desde sua profissionalização, pelo seu reconhecimento acadêmico. O trabalho mostra que o desprezo da experiência prática como fonte do saber é um fenômeno das ciências modernas, baseadas na idéia da razão instrumental. A partir do exemplo da história da parteira enquanto profissão, retoma-se o conceito clássico da “phrónesis”, isto é, um saber prático que exige a auto-reflexão da práxis com vistas à teoria e vice-versa. Dá-se ao Serviço Social a qualidade de uma ciência compreensiva, fundadora tanto da práxis, quanto da teoria do seu relacionamento mútuo.Palavras-chave – Teoria e práxis. Phrónesis. Ciência compreensiva. Profissionalização. Serviço social.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.