Formação acadêmica e seu vínculo à práxis no Serviço Social

Autores/as

  • Hans-Georg Flickinger Universidade de Kassel - Alemanha

Resumen

O Serviço Social vive da tensão entre conhecimento teórico-objetivo e um saber que nasce da intervenção profissional na realidade social. Em contrapartida à histórica do Serviço Social no Brasil, a formação do Assistente Social na Alemanha vem lutando, desde sua profissionalização, pelo seu reconhecimento acadêmico. O trabalho mostra que o desprezo da experiência prática como fonte do saber é um fenômeno das ciências modernas, baseadas na idéia da razão instrumental. A partir do exemplo da história da parteira enquanto profissão, retoma-se o conceito clássico da “phrónesis”, isto é, um saber prático que exige a auto-reflexão da práxis com vistas à teoria e vice-versa. Dá-se ao Serviço Social a qualidade de uma ciência compreensiva, fundadora tanto da práxis, quanto da teoria do seu relacionamento mútuo.
Palavras-chave – Teoria e práxis. Phrónesis. Ciência compreensiva. Profissionalização. Serviço social.

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Publicado

2006-10-26

Cómo citar

Flickinger, H.-G. (2006). Formação acadêmica e seu vínculo à práxis no Serviço Social. Textos & Contextos (Porto Alegre), 4(1), 1–8. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fass/article/view/1007

Número

Sección

A Relação Pesquisa, Planejamento e Formação com a Realidade Social