O Serviço Social como projeto sociopedagógico de formação: racionalização padronizada ou manejo reflexivo do caso e do campo de trabalho

Autores

  • Werner Thole Universidade de Kassel
  • Hans-Georg Flickinger Universidade de Kassel

Resumo

A dúvida expressa por profissionais de que o conhecimento acadêmico não contribui substancialmente ao saber-fazer na área do Serviço Social, junto ao histórico conflito de conceitos entre Serviço Social, Trabalho Social e Pedagogia Social leva a reforçar os elementos pedagógicos que desde sempre vêm acompanhando os objetivos neste campo. Para que os destinatários em situação de risco conseguissem tornarem-se os agentes de sua própria vida seria necessário entender o Serviço Social - devido sua tarefa de reintegrar os indivíduos nas suas redes sociais - como projeto de formação, capaz de enfocar os casos particulares, sua reconstrução biográfica e o desenvolvimento dos devidos instrumentos metodológicos.

Palavras-chave – Serviço Social. Pedagogia Social. Projeto de formação.

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Publicado

2009-01-28

Como Citar

Thole, W., & Flickinger, H.-G. (2009). O Serviço Social como projeto sociopedagógico de formação: racionalização padronizada ou manejo reflexivo do caso e do campo de trabalho. Textos & Contextos (Porto Alegre), 7(2), 313–331. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fass/article/view/4831

Edição

Seção

Formação e pesquisa em Serviço Social